Há 12 carvalhos-cerquinhos de grande porte no concelho

O grupo Aves da Batalha e a 30POR1LINHA - Associação Sociocultural e Ambiental (Médio Tejo) anunciaram no início de novembro que identificaram “quase duas dezenas de carvalhos-cerquinhos de grande porte” nos concelhos da Batalha e de Tomar.

Este trabalho de inventariação decorreu entre 2019 e 2020 e os principais resultados estão publicados no artigo “Carvalhos-cerquinhos de grande porte dos concelhos da Batalha e de Tomar como embaixadores dos bosques de Quercus faginea Lam. (cercais) na zona centro de Portugal”, publicado no volume IV da Lucanus - Revista de Ambiente e Sociedade.

Este trabalho reúne informação de dezoito árvores de grande porte, 12 localizadas na Batalha e seis em Tomar. Têm em comum o facto de possuírem um perímetro de tronco à altura do peito superior a 2,5 metros, critério usado para a classificação de árvore de interesse público. O carvalho do “Padre Zé” apresenta o maior perímetro de tronco e pode tornar-se no maior carvalho-cerquinho de Portugal.

“A identificação e proteção dos carvalhos-cerquinhos singulares é um passo fundamental para a preservação destes habitats e da fauna e flora a eles associada. Daí que outro objetivo deste trabalho tenha sido iniciar processos de proteção legal e conservação efetiva. Até ao momento foram efetuados três pedidos de classificação como arvoredo de interesse público e obtida a classificação de um dos carvalhos”, explicam as associações.

O grupo Aves da Batalha e a 30POR1LINHA “pretendem no futuro continuar este trabalho, de forma a aumentar a lista de carvalhos de grande porte da Batalha e de Tomar”.

“Este inventário, puramente baseado em ciência cidadã, tenciona também servir de inspiração para outros cidadãos e entidades, de maneira a ser replicado noutras regiões do país. É também nossa vontade continuar a trabalhar na sensibilização da comunidade, das autarquias e do Estado para a proteção destes embaixadores do carvalho-cerquinho em Portugal”, concluem as organizações.


NESTA SECÇÃO

Procissão dos Caracóis volta este sábado e mostra por que quer ser classificada

A Procissão dos Caracóis, que integra a Festa de Nossa Senhora do Fetal, regressa este sábad...

“30 anos de FIABA. Três décadas a abraçar a tradição” do artesanato à gastronomia e música

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA)...

Suspensa pesquisa e exploração de pedreiras na freguesia de Reguengo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) prorrogou a suspensão...