Grutas da Moeda as primeiras acessíveis a todos

A plataforma online TUR4all Portugal lançou a nove de dezembro, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Roteiro Turístico Acessível da Batalha.

O documento reúne conteúdos relativos às características de acessibilidade de equipamentos culturais, com o intuito de promover recursos e soluções de apoio dirigidos às pessoas com deficiência.

Nesta iniciativa estão envolvidos o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, Grutas da Moeda, Posto de Turismo da Batalha, Ecoparque Sensorial da Pia do Urso e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha; onde decorreu a apresentação.

O roteiro, com linguagem simples e acessível, disponibiliza informação sobre a história dos equipamentos, recursos de acessibilidade existentes e informações úteis, como horários, dias de encerramento e contactos. É exclusivamente dedicado ao turismo acessível e disponibiliza ao público um conjunto de informação fiável e validada por técnicos especialistas em matéria de acessibilidade física e de conteúdo.

Entretanto, já é possível visitar as Grutas da Moeda, em São Mamede, utilizando folhetos acessíveis em braille (português e inglês) e em linguagem pictográfica, apresentados no dia 4 deste mês.

Estas grutas são as primeiras em Portugal a oferecer este tipo de informação ao público e os folhetos foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria, em colaboração com a equipa técnica das grutas.

“Os folhetos têm como objetivo principal promover a acessibilidade plena de todos os cidadãos, contribuindo para que a região de Leiria se continue a afirmar na vanguarda da inclusão, e para uma comunicação mais acessível através de vários olhares e em diversos contextos, para que a sociedade atinja uma perspetiva holística do fenómeno inclusão”, referem os promotores da iniciativa.

Os documentos têm texto aumentado, braille e imagens em relevo para pessoas cegas ou com baixa visão, e pictogramas para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza.


NESTA SECÇÃO

Câmara sujeita a ter de indemnizar empresas de exploração de pedra

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria aceitou uma providência cautelar, interposta pe...

Valorlis em campanha de inclusão para aumentar a reciclagem

A Environment Global Facilities (EGF) e as suas 11 concessionárias – entre as quais a Valorl...

Novo centro de saúde e passadiços nos planos do município

A construção do novo Centro de Saúde Condestável e dos Passadiços da Magueixa, na freguesia ...