Grutas da Moeda as primeiras acessíveis a todos

A plataforma online TUR4all Portugal lançou a nove de dezembro, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Roteiro Turístico Acessível da Batalha.

O documento reúne conteúdos relativos às características de acessibilidade de equipamentos culturais, com o intuito de promover recursos e soluções de apoio dirigidos às pessoas com deficiência.

Nesta iniciativa estão envolvidos o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, Grutas da Moeda, Posto de Turismo da Batalha, Ecoparque Sensorial da Pia do Urso e o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha; onde decorreu a apresentação.

O roteiro, com linguagem simples e acessível, disponibiliza informação sobre a história dos equipamentos, recursos de acessibilidade existentes e informações úteis, como horários, dias de encerramento e contactos. É exclusivamente dedicado ao turismo acessível e disponibiliza ao público um conjunto de informação fiável e validada por técnicos especialistas em matéria de acessibilidade física e de conteúdo.

Entretanto, já é possível visitar as Grutas da Moeda, em São Mamede, utilizando folhetos acessíveis em braille (português e inglês) e em linguagem pictográfica, apresentados no dia 4 deste mês.

Estas grutas são as primeiras em Portugal a oferecer este tipo de informação ao público e os folhetos foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria, em colaboração com a equipa técnica das grutas.

“Os folhetos têm como objetivo principal promover a acessibilidade plena de todos os cidadãos, contribuindo para que a região de Leiria se continue a afirmar na vanguarda da inclusão, e para uma comunicação mais acessível através de vários olhares e em diversos contextos, para que a sociedade atinja uma perspetiva holística do fenómeno inclusão”, referem os promotores da iniciativa.

Os documentos têm texto aumentado, braille e imagens em relevo para pessoas cegas ou com baixa visão, e pictogramas para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza.


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

Batalha distingue cidadãos exemplares com medalhas de mérito

A autarquia da Batalha homenageou com medalhas de mérito, na sessão solene do Dia do Municíp...

28º Jantar da diáspora batalhense marcado para 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de...