Grupo de São Mamede mantém canto das Janeiras

O Grupo de Cantares do Planalto de São Mamede cantou as janeiras na quinta-feira, 24, em frente ao edifício dos paços do Concelho da Batalha, onde foi recebido pelo presidente da autarquia e alguns vereadores.

O grupo quer manter esta antiga tradição de percorrer os lugares do concelho, desejando à população um bom ano novo.

A coletividade nasceu em meados da década de 1990, nos seio de um grupo de amigos, na altura conhecido como “Janeireiros”, que durante o mês de janeiro percorriam os lugares da freguesia, dando as boas festas e recebendo bens alimentícios que posteriormente eram distribuídos na altura da Páscoa e do Natal por 30 famílias carenciadas da freguesia de São Mamede. Este costume ainda se mantém!

Em 2008 formou-se o Grupo de Cantares do Planalto de São Mamede, registado no Inatel e na Sociedade Portuguesa de Autores.

Hoje, além da já tradição de cantar as Janeiras, tem também em seu repertório 10 músicas do cancioneiro popular de São Mamede, do cancioneiro popular nacional e originais.

O grupo também organizar e promove eventos de cariz social, com o intuito de divulgar a cultura e antigos costumes da freguesia e do concelho, tal como descamisadas, a Caminhada Etnocultural na “Rota dos Moinhos” ou marchas populares.


NESTA SECÇÃO

Festas da Batalha atraíram 60 mil pessoas

As Festas da Batalha, que terminaram este domingo, 18, “terão atraído à vila mais de 60 mil ...

28º Jantar da diáspora batalhense marcado para 16 de novembro

No 28º Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense está marcado para o dia 16 de...

“O voluntariado não é receita para uma depressão”

“O voluntariado não é receita para uma depressão ou para ocupar os tempos livres, é um exerc...