Ana Caseiro (Cozinheira)

À Mesa

A Gralha, a boa mesa servida entre as grutas

Nesta edição vamos conhecer o restaurante “A Gralha” localizado a 18 km da Batalha, a 16 km de Fátima, na Serra de Santo António, entre as grutas de Álvados e as de Santo António. Sugiro uma caminhada nos vários trilhos marcados na Serra de Santo António e/ou a visita a uma das grutas e depois almoce neste icónico restaurante com 49 anos de existência.

O pai da atual proprietária, Gilda Ferreira, juntou-se com o seu irmão e primo para abrir o restaurante em 12 de agosto de 1973 na estrada Grutas Santo António Pedras do Altar. Com o passar do tempo António Santos Ferreira ficou como proprietário do espaço. Gilda Ferreira, que tive oportunidade de entrevistar numa tarde de chuva, falou-nos da história, das gerações que continuam a ir ao restaurante, das personalidades que já tiveram oportunidade de provar as iguarias e de futuros planos. Com sete anos começou a ajudar o pai no restaurante e em 1994 Gilda entrou no projeto oficialmente. Sempre a dinamizar o espaço com eventos, como noite de fados, festas de final de ano, casamentos, batizados excursões e reuniões. Tem várias salas com capacidades entre os 200 e 350 pessoas, jardim com bar e esplanada, no total tem capacidade para servir 1000 pessoas.

Os pratos mais emblemáticos são “Bacalhau à Gralha”, que é bacalhau frito em posta com cebolada com tomate e batata frita às rodelas, as migas com feijão branco, refogado de azeite e alho com couve lombarda feijão branco e broa, o cabrito assado no forno com batatas grelos, naco na pedra acompanhado de arroz e batatas fritas, as carnes maturadas e peixes grelhados da nossa costa.

Outros pratos que gosta de confecionar são o bacalhau grelhado, Bacalhau à Brás com batata palha frita em casa, açorda de camarão e cozido a portuguesa, prato especial de todos os domingos menos durante o verão. Todos os dias há sugestões variadas do dia de peixe, carne e vegetariano. Neste restaurante respeita-se a sazonalidade dos produtos, utilizando o que a serra tem de melhor como o azeite, as ervas aromáticas orégãos, tomilho e louro, o pão, o queijo de azeite (uma delícia) o chouriço e a morcela de arroz. Uma curiosidade Gilda escolhe todo o bacalhau que é utilizado no restaurante varia entre 150 a 200 kg de bacalhau por semana, e faz através de processo de molhagem numa sala apropriada. Sobremesas destaque as farófias com canela, o pudim de ovos e panacota de frutos vermelhos.

Sobre as futuras apostas, envolvem a ampliação de salas e casas de banho, acessos de inclusão, alojamento (quartos com vista para a serra Santo António) e continuar com noites temáticas.

Um restaurante com história, respeito pelo alimento e sempre a acompanhar atual gastronomia.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...