GLN planeia fábrica para o concelho e Auto Moeda amplia instalações

A Assembleia Municipal da Batalha reconheceu, no dia 9 de setembro, como “empreendimentos de caráter estratégico com importante impacte territorial, económico e social” os investimentos empresariais a desenvolver em São Mamede (Auto Moeda) e na zona industrial da Batalha (GLN).

Um projeto de maior dimensão é uma unidade do grupo GLN, que se dedica à fabricação, reparação e manutenção de moldes e a injeção plásticas.

A GLN é uma empresa especializada em moldes técnicos de plástico e a partir das suas fábricas, nos concelhos de Marinha Grande e Leiria, produz para o "mercado nacional, países da União Europeia (como a Suécia) e México, onde possui a GLN México, líder no fabrico de moldes técnicos de alta precisão e injeção de peças plásticas.

A existência deste investimento foi anunciada no Dia do Município (14 de Agosto). A autarquia e a empresa celebraram um “memorando de entendimento”, e foi revelado que “se encontra em fase final de avaliação a localização no Município da Batalha de uma nova unidade, em área de expansão para atividades económicas, para um novo investimento nas áreas dos moldes e injeção de plásticos, orientado para a área médica”.

A GLN emprega três centenas de trabalhadores e exporta 75% da sua produção.

Por outro lado, a sociedade Auto Moeda prepara um investimento de ampliação das suas instalações em São Mamede, através da modernização tecnológica e aumento do número de trabalhadores. Este projeto foi “igualmente considerado um empreendimento de caráter estratégico pela componente da inovação e capacidade de crescimento”, refere o município.

“Os parâmetros urbanísticos aplicáveis aos empreendimentos de caráter estratégico são mais favoráveis e menos penalizadores, bem assim são elegíveis para efeitos de isenções de taxas e benefícios fiscais em vigor na Batalha”, adianta em comunicado.

No conjunto, os projetos “representam mais de sete milhões de euros de investimento, com impacto no emprego superior a centena e meia de postos de trabalho”, conclui a autarquia.

 


NESTA SECÇÃO

Mosteiro do Leitão tem uma das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”

A “Estrela do Mosteiro”, prato da autoria do chefe Bruno Figueiredo, do Mosteiro do Leitão, ...

Presidente cessante pede auditoria financeira aos seus dois mandatos

O presidente cessante da câmara municipal da Batalha, pediu a 12 de outubro à Inspeção-Geral...

Região interessada em projetos de 150 milhões de euros

O Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL) apresentou no final de setembro du...