A gente que o dinheiro fez de bem

Somos tantos a não ter quase nada/porque há uns poucos que têm quase tudo/mas nada vale protestar/o melhor ainda é ser mudo/isto diz de um gabinete/quem acha que o cassetete/é a melhor das soluções/para resolver situações delicadas - “A vida é feita de pequenos nadas” / Sérgio Godinho.

As sucessivas notícias e abertura de processos judiciais sobre corrupção e fraudes em Portugal, envolvendo quase sempre gente que o dinheiro fez de bem, revela mais sobre o estado de pobreza, social e económica, a que chegámos do que qualquer estudo científico.

É hoje claro, aos olhos de “tantos a não ter quase nada”, que “poucos que têm quase tudo” usaram de meios ilegítimos para conseguir e destruir fortunas enormes. O rol de suspeitos e de suspeitas é vasto em quase todos os quadrantes da vida pública portuguesa – mas quando parece que “nada vale protestar” ou que “o melhor ainda é ser mudo”, o “cassetete” tem de mudar de mãos.

O “cassetete” da justiça, bem entendido – é, ainda assim, “a melhor das soluções para resolver situações delicadas”, apesar da vontade que possamos sentir de inverter o papel dos protagonistas da canção do cantautor Sérgio Godinho.

Hoje, protagonistas como o ex-primeiro-ministro José Sócrates ou o banqueiro Ricardo Salgado, figuras sinuosas de um país em que faliu, pelo menos, a decência, são uma realidade que devemos questionar. Como e porque é que os deixámos chegar até aqui? - A eles e a todos os outros, indiciados ou em fuga como enguias no lodo?

Se não tomarmos a iniciativa e não reforçarmos a vigilância democrática, surgirão rapidamente movimentos que nos prometerão o melhor dos dois mundos. E, como bem sabemos, isso é impossível.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...