Célia Ferreira

AMHO A Minha Horta

Galinhas trabalham a terra

Março é o mês ideal para começar uma horta, principalmente quando queremos que as plantas nasçam na nossa terra - é um mês em que parece ser bom para tudo brotar.

Este é o mês de sementeiras e plantações por excelência.

Uma parte do meu quintal fica em pousio no inverno, dado que tenho menos tempo para cuidar dele, e porque também gosto que se auto-regenere. Sempre que tiverem áreas generosas de quintal, optem por não “abusar” da terra, deixem-na reorganizar-se. O engraçado é que continuei a apanhar muitas plantas que nasceram espontâneas e me surpreenderam com excelentes colheitas, desde acelgas, couves, funcho, borragem, capuchinhas, aipo, etc.

E agora que pretendo cultivar, deixei lá as galinhas a trabalhar. Limpam as ervas com que se alimentam, esgravatam a terra e eliminam lesmas e afins, estrumam, e ainda oferecem uns ovos super amarelinhos bem saborosos. Isto é fruto de entender que na natureza tudo se auto regula, se entendermos isso, podemos beneficiar com o seu ciclo de acontecimentos.

Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: aveia, abóboras, aipo, alfaces, alho francês, agrião, batatas, beringelas, beterrabas, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espinafres, ervilhas, luzerna, feijão, melão, malaguetas, nabiças, nabos, pepinos, pimentos, salsa, trigo, tomates, rabanetes, rúcula, coentros, calêndulas.

Jardim, semear: amores perfeitos (flores comestíveis), cravos, crisântemos, dálias, gipsofilas, girassol, goivos/bocas de lobo, capuchinhas (Flores comestíveis), perpetuas, proteas, sécias, zinias

Arbustos e árvores de fruto para plantar: amoreiras, arandos, framboesas, groselheiras, mirtilos, morangueiros, videiras.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...