Gabriel O Pensador é cabeça de cartaz na Batalha

O cantor, compositor e escritor brasileiro Gabriel O Pensador é o cabeça de cartaz das Festas das Batalha – Agosto 2018, e tem atuação marcada para quarta-feira, 15, feriado nacional.

É um dos mais importantes nomes do rapper do Brasil. Em 1992, quando era estudante de comunicação social lançou a música “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, em que o personagem central é Fernando Collor de Mello, que renunciou ao cargo na sequência de um processo de destituição.

No ano seguinte lançou o primeiro disco, “Gabriel o Pensador”. Depois seguiram-se outras obras discográficas, ganhou prémios como o MTV Vídeo Music Brasil, Troféu Imprensa e o Multishow da Música Brasileira e publicou livros. É também ativista social.

O programa das festas começa no dia 10, com a atuação de Mia Rose, uma cantora, compositora e atriz luso-inglesa, que atingiu o sucesso através do YouTube, onde é uma das artistas com mais visualizações.

No dia seguinte, além da atuação dos DJ Rich e Mendes, sobem ao palco os HMB, uma banda portuguesa de soul e funk, em atividade desde 2007, cujos temas são todos cantados em português.

No dia 12 atua Agir, conhecido cantor e músico português, que lançou o disco de estreia, intitulado simplesmente "Agir", em 2010. É também o autor da banda sonora da peça de teatro "As Encalhadas", que estreou no mesmo ano.

Os irmãos Calema — expressão que significa especial ondulação na costa africana — atuam no dia 13. A dupla instalou-se em Portugal há alguns anos, vinda de São Tomé e Príncipe, mas começou a carreira profissional em França. A sua música tem enchido discotecas e salas de espetáculos em todo o país.

No feriado municipal, 14 de agosto, a protagonista dos espetáculos é Cuca Roseta. A fadista é uma das mais solicitadas do país, com participações, por exemplo, no Cool Jazz Fest em Cascais, 1º Festival de Fado de Madrid, 1º Festival de Fado de Portimão, no Rio de Janeiro, Nova Iorque, Abu Dhabi, Tbilisi (Geórgia), Paris, Barcelona ou Londres.

As Festas da Batalha incluem ainda 33ª Gala Internacional de Folclore, XI Mostra de Atividades Económicas, tasquinhas tradicionais e petiscos, zona de diversões, tenda eletrónica e desporto – atividades sobre as quais o Jornal da Batalha dará noticias mais detalhadas em breve.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...