Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Frio de janeiro promete bom ano

Janeiro geoso e fevereiro chuvoso, fazem o ano formoso.

Poda-me em janeiro, empa-me em março e verás o que te faço.

Hoje deixo-vos mais uns provérbios que nos falam do tempo e da horta, afinal era esta a forma que os nossos antepassados tinham de passar a informação, que é fruto de anos de observação e não deve ser descurada.

Se essas previsões estiverem certas, o mês de janeiro apresenta-se muito gelado, pelo menos para já as noites, o que tem criado gelo no meu quintal. Algumas plantas não aguentam e acabam por morrer.

É também o mês da poda das árvores e de alguns arbustos de aromáticas e afins. Andei a podar a segurelha, as hortênsias e os tomilhos, de preferência de manhã, para que durante o dia de sol seque o corte e possa aguentar o gelo da noite. As árvores de fruto também podem entretanto ser podadas.

Engraçado é perceber que a natureza é sábia ao ponto de se saber renovar, se deixarmos os galhos secos na planta, ela pode até acabar por morrer. No entanto se cortarmos o que já não lhe faz sentido, ela renasce e volta a dar frutos ainda com mais força. Podemos tirar muitas ilações desta observação, às vezes é preciso saber largar o que já não nos serve de nada.

Hortícolas para semear em local coberto: alfaces de inverno, alho francês, alhos, agriões, brócolos, cenouras, cebolas, coentros, couves, ervilhas, espinafres, favas, nabos, nabiças, rabanetes e salsa.

Hortícolas para semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros e calêndulas.

Jardim, semear: begónias, gipsófilas, goivos, lírios, miosótis, flor de lis, sécias, petúnias, roseiras, zinias e bolbos em geral.

É também uma excelente altura para plantar arbustos e árvores de fruto. O meu jardim já está a ficar ladeado de arbustos que dão fruto - por cá privilegia-se tudo o que, para além de decorativo, também seja produtivo.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas


NESTA SECÇÃO

Programa de arrendamento acessível

O Programa de Arrendamento Acessível (PAA), é um programa aplicável a: a) Contratos de arren...

O museu dos sentidos. Compreender

Temos vindo, ao longo das últimas edições, a referir os diversos recursos de inclusão dispon...

Verão e fogos florestais

Volto novamente a este tema, por três razões: 1 - Porque o verão se aproxima; 2 - Porque o t...