Célia Ferreira

A.M.HO. A.Minha.Horta

Frio de janeiro promete bom ano

Janeiro geoso e fevereiro chuvoso, fazem o ano formoso.

Poda-me em janeiro, empa-me em março e verás o que te faço.

Hoje deixo-vos mais uns provérbios que nos falam do tempo e da horta, afinal era esta a forma que os nossos antepassados tinham de passar a informação, que é fruto de anos de observação e não deve ser descurada.

Se essas previsões estiverem certas, o mês de janeiro apresenta-se muito gelado, pelo menos para já as noites, o que tem criado gelo no meu quintal. Algumas plantas não aguentam e acabam por morrer.

É também o mês da poda das árvores e de alguns arbustos de aromáticas e afins. Andei a podar a segurelha, as hortênsias e os tomilhos, de preferência de manhã, para que durante o dia de sol seque o corte e possa aguentar o gelo da noite. As árvores de fruto também podem entretanto ser podadas.

Engraçado é perceber que a natureza é sábia ao ponto de se saber renovar, se deixarmos os galhos secos na planta, ela pode até acabar por morrer. No entanto se cortarmos o que já não lhe faz sentido, ela renasce e volta a dar frutos ainda com mais força. Podemos tirar muitas ilações desta observação, às vezes é preciso saber largar o que já não nos serve de nada.

Hortícolas para semear em local coberto: alfaces de inverno, alho francês, alhos, agriões, brócolos, cenouras, cebolas, coentros, couves, ervilhas, espinafres, favas, nabos, nabiças, rabanetes e salsa.

Hortícolas para semear ao ar livre em zonas menos propensas a geadas: alho francês, beterrabas, cebolas, cenouras, coentros, couves-flôr, couves-repolho, espargos, espinafres, ervilhas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, coentros e calêndulas.

Jardim, semear: begónias, gipsófilas, goivos, lírios, miosótis, flor de lis, sécias, petúnias, roseiras, zinias e bolbos em geral.

É também uma excelente altura para plantar arbustos e árvores de fruto. O meu jardim já está a ficar ladeado de arbustos que dão fruto - por cá privilegia-se tudo o que, para além de decorativo, também seja produtivo.

Na horta cultivamos alimentos e sentimentos!

Boas colheitas


NESTA SECÇÃO

Conservar e aproveitar o que a natureza oferece

A natureza é generosa e frequente nesta época. O nosso quintal está produzir mais do que nec...

Eleições autárquicas

Dentro de cerca de dois meses, teremos novas eleições para as autarquias locais. Todas as el...

Ode Clássica dos Fantasmas Imemoriais

A presente narrativa continua a epopeia deste humilde cronista pelo ano de 1935, que havia s...