Fórum de solicitadores debate justiça na Batalha

O IV Fórum de Solicitadores e Agentes de Execução de Leiria e Coimbra, organizado pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), debate esta quinta-feira, 15, na Batalha, o "Pacto para a Justiça" e a evolução dos estatutos profissionais.

A iniciativa, marcada para as 17 horas e aberta a toda a comunidade, pretende esclarecer a sociedade civil sobre as medidas incluídas no “Pacto para a Justiça”, com vista “a melhorar a qualidade e o acesso à justiça em Portugal”.

“O que mudar na justiça e nos estatutos profissionais para a tornar mais célere, eficaz e humana é uma das questões em análise”, refere a OSAE.

O fórum decorre no Hotel Villa Batalha, com a participação de José Carlos Resende, bastonário da OSAE (na foto) e representantes da Ordem dos Advogados, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

O “Pacto para a Justiça” é o resultado de “um acordo histórico entre os agentes da justiça que responderam ao repto lançado por Marcelo Rebelo de Sousa, tendo resultado em perto de 90 propostas que reuniram consenso e abrangem diferentes áreas da justiça”, explica a OSAE.

Foto: Cláudia Teixeira

 


NESTA SECÇÃO

Modelo para os efluentes suinícolas “desresponsabiliza os produtores”

O presidente da Câmara Batalha “não acredita na solução” apresentada pelo Governo para o tra...

Agredia e ameaçava de morte a mãe há uma década

Um homem foi detido pela GNR esta quarta-feira, 11, no Concelho da Batalha sob suspeita de a...

Padre deixa a Batalha após 38 anos na paróquia

O padre José Gonçalves deixa a Batalha, 38 anos após ter assumido os destinos da paróquia, n...