Fórum de solicitadores debate justiça na Batalha

O IV Fórum de Solicitadores e Agentes de Execução de Leiria e Coimbra, organizado pela Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), debate esta quinta-feira, 15, na Batalha, o "Pacto para a Justiça" e a evolução dos estatutos profissionais.

A iniciativa, marcada para as 17 horas e aberta a toda a comunidade, pretende esclarecer a sociedade civil sobre as medidas incluídas no “Pacto para a Justiça”, com vista “a melhorar a qualidade e o acesso à justiça em Portugal”.

“O que mudar na justiça e nos estatutos profissionais para a tornar mais célere, eficaz e humana é uma das questões em análise”, refere a OSAE.

O fórum decorre no Hotel Villa Batalha, com a participação de José Carlos Resende, bastonário da OSAE (na foto) e representantes da Ordem dos Advogados, do Sindicato dos Funcionários Judiciais, do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

O “Pacto para a Justiça” é o resultado de “um acordo histórico entre os agentes da justiça que responderam ao repto lançado por Marcelo Rebelo de Sousa, tendo resultado em perto de 90 propostas que reuniram consenso e abrangem diferentes áreas da justiça”, explica a OSAE.

Foto: Cláudia Teixeira

 


NESTA SECÇÃO

“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”

O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que bat...

Projetos do concelho no prémio “Ciência na Escola”

Três projetos de alunos do Concelho da Batalha passaram à fase de desenvolvimento da 16ª edi...

Moinho de Vento candidato ao prémio "Heróis da Fruta"

As turmas “Inventores”, “Sabichões” e "Os Traquinas", do Centro Infantil Moinho de Vento, sã...