Formalizada entrada do MCCB na Rede de Museus

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) recebeu esta quinta-feira, 4, o diploma correspondente à sua integração formal na Rede Portuguesa de Museus, durante uma cerimónia que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

A rede reúne os principais museus do país e visa incentivar o reforço da transversalidade de iniciativas e da comunicação entre os espaços que integra.

A cerimónia formalizou a integração de 15 novos museus na estrutura, fundada em 2000, que conta agora 156 espaços, de diversa natureza, em todo o país e sob responsabilidade de entidades como o Estado, municípios, santas casas da misericórdia, irmandades ou fundações.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou durante a iniciativa a abertura este mês das candidaturas ao Programa ProMuseus, que dispõe de uma verba de 500 mil euros, e que passa também a incluir as áreas da digitalização e da internacionalização.

O MCCB faz parte da Rede Portuguesa de Museus desde junho de 2017 e o anúncio foi feito no dia 19 de abril anterior, pela diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva.

O museu da Batalha foi distinguido com os prémios de Melhor Museu Português de 2012 (atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia), Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus, Valorização Territorial (XIV Gala Região de Leiria), Mérito Regional (IV Gala da Inclusão), Acesso Cultura e uma menção honrosa do prémio Concelho Mais Acessível (do Instituto Nacional para a Reabilitação).

É um projeto inserido na linha da nova museologia e da sociomuseologia, que pretende valorizar a identidade e a história do concelho e dos seus munícipes. Retrata a vida do território, desde as suas origens geológicas, paleontológicas e arqueológicas, percorrendo os principais acontecimentos históricos e artísticos até à atualidade.

O projeto assenta também a sua preocupação ao nível da inclusão, disponibilizando um conjunto de ajudas técnicas e soluções capazes de facilitar a apreensão dos conteúdos por todos os cidadãos. É dinâmico e interativo e dispõe de um espaço para exposições temporárias.

 


NESTA SECÇÃO

Festival Artes à Vila no mosteiro e online

As Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro da Batalha recebem, no dia 27 de junho,...

O trajo regional, valor distintivo do Povo Português

É preciso ter sempre em mente que o trajo regional é o trajo camponês e, na orla costeira, o...

Claustros dos reis João I e Afonso V recebem obras

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai avançar com uma empreitada de conservação ...