Francisco Oliveira Simões (Historiador)
Crónicas do Passado
FITA Magazine Vol. II – Garden Constellation
Depois do sucesso alcançado com o primeiro volume da revista internacional FITA Magazine, onde se homenageava Veneza, que completa 1.600 anos de existência este ano, voltamos a recordar uma cidade cultural e historicamente marcante para o mundo.
Através dos verdejantes e mágicos jardins de Lisboa a revista leva os leitores numa viagem pelas artes e cultura de Portugal e do Mundo. As fotografias que dão vida a estes paraísos são da autoria de António Saldanha, que prima sempre pelos detalhes e capta a essência dos lugares. A poesia teve um papel determinante nesta edição, sob os sábios conselhos de Fernando Pessoa e Cesário Verde. Da Tapada da Ajuda até ao Jardim Botânico de Lisboa assistimos a entrevistas de nomes consagrados da Museologia, Artes Plásticas, Música, Literatura e História. São exemplo disso as conversas com: a estratega digital JiaJia Fei, que colabora com instituições de relevo internacional, como a Fundação Guggenheim; António Filipe Pimentel, Diretor do Museu da Gulbenkian; Inês Grosso, Curadora Chefe da Fundação de Serralves; Fernanda Arruda, Curadora Assistente do Instituto Inhotim, no Brasil; Catarina Veiga, luthier em Lisboa.
A revista conta com ensaios da autoria de Rita Neves Dias, Ricardo Ramos Gonçalves, Vicky Tsirou, Tiago Guerreiro, Carolina Marques, entre outros. A exposição de obras de arte destaca-se pela primazia das cores vivas da natureza, num elogio à floresta e ao jardim. A preservação da natureza é a estética que enaltece cada página deste número. A paisagem dos pomares e pinheiros silvestres vista pelos olhos da fotografa Rita Bernardo e das artistas Laura Rebelo e Leonor Saunders arrebata qualquer leitor.
Para quem se quiser arriscar ao piano ou à guitarra, pode tentar reproduzir a pauta que o maestro brasileiro Rafael Felício compôs, baseando-se no poema de Matilde Campilho Tiger Balm.
Os lugares abandonados tomados de assalto pela natureza, foram objeto de estudo para o artigo do premiado fotografo belga Reginald Van de Velde, que colabora com a National Geographic e a BBC.
Lisboa inspirou todos os artistas e agentes culturais deste novo volume da FITA Magazine, que contou com contributos da Grécia, Itália, República Checa, EUA, Brasil, entre tantos outros.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...