Francisco Oliveira Simões (Historiador)

Crónicas do Passado

FITA Magazine: a nova revista internacional de artes e cultura

Durante o mês de abril o mundo das artes e cultura assistiu ao aparecimento de uma nova revista, que promete levar a criatividade e engenho a todos os ateliers, galerias, museus e universidades. A FITA Magazine apareceu como um eco da plataforma de emprego Friends in The Arts, criada e gerida pela curadora e investigadora Francisca Gigante, que procura abrir todas as portas para os milhares de artífices e agentes culturais em busca de trabalho.

Eu e a Francisca editámos esta revista bianual com o propósito de apresentar um lugar plural, onde todos estão representados. Por isso mesmo, lançámos um open cal em fevereiro, que se revelou um estrondoso sucesso. Chegaram-nos inúmeros artigos, entrevistas, investigações, obras de arte e poemas oriundos do Canadá à Austrália. A perspetiva de podermos divulgar talentos ainda desconhecidos do grande público ao lado de grandes nomes internacionais encheu-nos de alegria e motivação.

Neste primeiro volume o leitor é levado numa empolgante viagem de gondola pelos canais de Veneza, onde nasceu a Friends in The Arts, numa homenagem à sereníssima cidade que completa 1600 primaveras em 2021. A temática a que nos dedicamos nesta edição é o “Atlas Invisível”, a arte sem fronteiras ou limites. Através do olhar de Italo Calvino e Jorge Luis Borges somos guiados pelas correntes da História e da Arte, que banham a nossa imaginação.

Entre os portentosos contributos de mestres da literatura, história, pintura, escultura, cinema, desenho, teatro, fotografia e música encontramos nomes como José Bernardo da Fonseca, Ricardo Ramos Gonçalves, Maysa Aquino, Juliana Matsumura, Mikha-ez, Beatriz Arce Adrados, Anouchka Gerard, Sophia, Throuvala, entre muitos outros.

Para além disso, entrevistámos figuras proeminentes da cultura que já fazem parte da História Contemporânea. Alberto Manguel, o inesquecível estudioso apaixonado pela leitura, que doou a sua biblioteca pessoal à cidade de Lisboa. Amor Towles, o magnifico romancista, que vive no passado através da vida dos seus personagens. O escultor engenhoso Léo Caillard, epiteto máximo do revivalismo do estilo artístico da Antiguidade Clássica. Nick Waterhouse, músico de incontáveis talentos, que acabou de lançar o álbum “Promenade Blue”. Mas os artífices são tantos que seria impossível falar de todos neste artigo.

Agora a FITA Magazine está nas livrarias, quiosques, museus e nas mãos de todos os leitores, para que possam testemunhar este manifesto da democratização do emprego nas artes e cultura. A gondola vai partir, podem sentar-se e desfrutar desta odisseia.

 

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...