Filme sobre procissão dos caracóis ganha prémio de turismo

O filme “Procession of the Snails” (“Procissão dos Caracóis”), da autoria de Rui Miguel Pedrosa, da empresa leirense Slideshow, venceu o 1º Prémio na categoria Turismo Religioso e Peregrinação da 11ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou no sábado, 27, em Leiria.

A película retrata a procissão em honra de Nossa Senhora do Fetal, no Reguengo do Fetal, Concelho da Batalha, que percorre uma distância de 800 metros, iluminada por candeias feitas com 10 a 15 mil cascas de caracóis e seis quilómetros de torcidas embebidas em 500 litros de azeite.

As festas que decorrem no final de setembro ou início de outubro, conforme o calendário, envolveriam umas 200 pessoas há duas décadas, quando hoje se calcula que sejam 15 mil.

Além deste prémio, a Slideshow ganhou mais quatro troféus: "O que vos faz partir?" - Melhor Filme Destino Turístico Região Centro; "O Segredo das Montanhas Mágicas" – 1º prémio na categoria Turismo Rural e de Natureza; " Nissan Leaf4trees" – 1º prémio na secção Responsabilidade Social, e "O Mundial é no João Gordo" – 2º prémio na categoria Serviços Turísticos.

O filme espanhol “The Route of Fate” (A Rota do Destino) foi o grande vencedor do ART&TUR. Dirigido por Román Parrado e produzido por Francesc Olivares, promove a região da Catalunha.

Na competição nacional, destinada a filmes portugueses, triunfou “Love Story by PPS” (“História de Amor”), uma produção encomendada pelo gabinete de arquitetura PPS - Pilar Paiva de Sousa ao realizador Nuno Rocha.

O ART&TUR Factory, iniciativa que se estreou este ano na competição, foi vencido pelo filme “Inside”, produzido por uma equipa brasileira liderada por Marco António Calábria e Bruno Nishino, do Studio Eureka.

Os filmes em competição foram avaliados por um júri internacional, composto por 22 elementos de 12 países, em três continentes, designadamente Portugal, Espanha, Índia, África do Sul, Alemanha, Brasil, Chile, Holanda, Irão, Letónia, Taiwan e Turquia. Os jurados distribuem-se de forma equilibrada pelas áreas do cinema e TV, do turismo e da comunicação.


NESTA SECÇÃO

Batalha: Artes à Vila vence prémio em festival ibérico

O festival Artes à Vila, promovido na Batalha, venceu a 4ª edição dos Prémios dos Festivais ...

A “Encamisada”, reminiscência dos Círios Estremenhos e acto cultural de relevo

Volto à “Encamisada” rebolariense, que se deve inscrever entre as manifestações culturais do...

Irene Gomes e Paulo Assim na exposição “Espessura Longa”

A pintora Irene Gomes, natural da Batalha, e o poeta Paulo Assim, residente no concelho, par...