Fibra ótica de última geração chega a 85% dos batalhenses

O Município da Batalha e a Altice Portugal (detentora da MEO) assinaram no dia 13 de julho um protocolo com vista a “aumentar a conetividade através de fibra ótica de última geração e reforçar as infraestruturas de rede móvel através da instalação de duas novas estações” nas freguesias de Reguengo do Fetal e São Mamede.

As telecomunicações de última geração, suportadas por fibra ótica, segundo o município, “são cruciais para o desenvolvimento dos territórios, nomeadamente para o tecido produtivo e empresarial”.

“Com este investimento, o Concelho da Batalha passa, em definitivo, a possuir uma cobertura infraestrutural de última geração das mais elevadas do país”, adianta o presidente da autarquia, Raul Castro, considerando que “a instalação, a breve prazo, das duas novas estações base melhorarão significativamente a cobertura da rede móvel”.

Para o autarca, “este é um investimento” que o município considera estratégico, que dotará o Concelho da Batalha com ”uma infraestrutura moderna, assente na conectividade de fibra ótica de última geração que passará a chegar a 85% de todos os munícipes, incluindo empresas”.

A cerimónia que contou a presença do diretor de engenharia e operações da Altice, José Pedro Nascimento, que assinou o protocolo em nome da empresa de telecomunicações responsável pelo investimento.

Para José Pedro Nascimento, “é com enorme satisfação que, passados três anos, a Altice regressa ao Município da Batalha para anunciar o reforço do seu investimento em redes de última geração. O dia de hoje marca mais um passo no caminho que estamos a construir transformando Portugal num país a uma só velocidade”.

Segundo uma nota publicada no site da autarquia em setembro de 2019, “o operador comprometeu-se (então) a desenvolver a rede de fibra ótica nos 22 meses seguintes, devendo garantir uma taxa de cobertura superior a 75% do número de fogos, permitindo simultaneamente a partilha de recursos e acesso aos 32 km rede de condutas instalada no concelho”.

 


NESTA SECÇÃO

Procissão dos Caracóis volta este sábado e mostra por que quer ser classificada

A Procissão dos Caracóis, que integra a Festa de Nossa Senhora do Fetal, regressa este sábad...

“30 anos de FIABA. Três décadas a abraçar a tradição” do artesanato à gastronomia e música

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA)...

Suspensa pesquisa e exploração de pedreiras na freguesia de Reguengo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) prorrogou a suspensão...