Festival ZêzereArts traz concerto do Curso de Cordas ao mosteiro

As Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha recebem no dia 28 de julho o concerto da apresentação final do Curso de Cordas do Festival ZêzereArts 2022 - Música no Património, sendo palco para dezenas de violinistas, violetistas, violoncelistas e contrabaixistas.

Os alunos das Masterclasses de Cordas tocam um programa variado de música de câmara, a partir das 21 horas, naquele que é o único concerto do festival na Região de Leiria.

Este é o “mais importante festival de música no património” e regressa a Tomar, Ferreira do Zêzere, Ourém e Batalha, pelo décimo segundo verão consecutivo, com propostas para Ferreira do Zêzere arrancam no dia 19 de julho com um recital de canto lírico, no Centro Cultural, e, no dia 21, com um espetáculo do Coro dos Maestros, na povoação de Dornes, na Igreja de Nossa Senhora do Pranto.

Ourém, por sua vez, que se estreia como palco do ZêzereArts, acolhe o novo projeto Estágio Orquestra Jovem, que se apresenta no dia 24 de julho, no Teatro Municipal. Já o Castelo daquela cidade vai ouvir-se o Ensemble de Violoncelos e um sexteto com os professores do ZêzereArts.

Neste plano formativo, o festival promove o habitual Curso Profissional de Direção Coral, Canto Lírico e Coral que este ano conta com os professores convidados Geert Berghs e Kaspars Putniņš.

Regressam também os Cursos de Cordas (23 a 31 de julho, em Tomar), com os músicos Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha, Catherine Strynckx e Adriano Aguiar e o maestro Stephen Bryant.

O Estágio Orquestra Jovem chega, pela primeira vez, a cidade de Ourém com jovens músicos dos 9 aos 18 anos (17-24 de Julho). Destinado, sobretudo, a aprendizes locais e sob direção de João Paulo Fernandes, promete formar novas gerações de músicos.


NESTA SECÇÃO

Recolhas e estudos sobre a nossa região etnográfica

Nos teus olhos   Nos teus olhos há penumbras e claridades, inquietude como no ma...

Museu da Comunidade recebe prémio “Comunicação online”

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) voltou a ser distinguido pela APOM – Assoc...

Festival Artes à Vila com Paulo de Carvalho e Valter Lobo

Paulo de Carvalho e Valter Lobo são cabeças de cartaz na quinta edição do festival Artes à V...