Festas de agosto suspensas, mas celebra-se o concelho
A Batalha assinala o Dia do Município com atividades desportivas, culturais e concertos – Resistência e Fernando Daniel, entre outros -, em formato limitado e apenas nos 14 e 15 de agosto.
O programa prevê atividades para crianças e caminhadas desportivas, sendo as tardes preenchidas com música tradicional e manifestações culturais de rua.
No dia 14 de agosto, sábado, durante a manhã, decorrem as cerimónias oficiais do Dia do Município e ao final da noite há um espetáculo com “O gato Maltês” e os Resistência.
No domingo, dia 15 de agosto, para além de diversas atividades durante o dia, à noite atuam Tiago Pinho e Fernando Daniel. Há 900 lugares sentados no exterior e segundo critérios de acesso condicionado e cumprindo as recomendações da Direção Geral de Saúde.
Os espetáculos e demais iniciativas decorrem ar livre e no Parque de Eventos Santa Maria da Vitória.
“Em resultado da pandemia, todos reconhecemos que vários negócios associados ao turismo, profissionais da cultura e as coletividades locais registam perdas muito significativas, e também por isso consideramos muito relevante que, mesmo numa versão minimalista, existam dinâmicas culturais e recreativas que possam minimizar as consequências sociais e económicas da Covid-19”, defende o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos.
A reserva de bilhetes faz-se através da plataforma https://batalhaonlife.pt/
Na impossibilidade de a assinalar nas festas concelhias, recorde um pouco da história do concelho, como está contada no site do município:
“A Batalha foi palco de grandes momentos históricos, desde a presença romana até às lutas decisivas pela independência, deixando um incontornável património cultural.
Foi a vitória na Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 14 de Agosto de 1385, que levou à construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, um polo de atracão que deu origem à vila da Batalha.
A região tem inúmeros vestígios de ocupação humana dos tempos pré-históricos, como é o caso da localidade de São Sebastião de Freixo, onde existiu a povoação romana de Collipo (primitivamente um Ópido Túrdulo), considerada uma das mais importantes cidades luso-romanas da costa oeste da Península Hispânica.
Constituído por quatro freguesias que apresentam diferenças significativas quanto ao relevo e à vegetação existentes, este é um concelho dinâmico, com uma grande importância histórica, cultural e geográfica.
Do planalto de São Mamede aos verdejantes campos – por onde passa o rio Lena – são muitos os motivos para fazer uma visita ao concelho e deixar-se encantar pelas paisagens únicas que o aguardam”.
Programa
Dia 14 Feriado Municipal
10h00 Torneio de Padel // Complexo deTénis e Padel do Município da Batalha
10h30 Cerimónia do Hastear da Bandeira Do Município - Paços do Município
11h00 Cerimónia Evocativa da Batalha de Aljubarrota - Mosteiro da Batalha
11h30 Sessão Solene do Dia do Município
17h00 Animação itinerante - Vila da Batalha
21h30 Animação musical com o grupo "O Gato Maltês"
Concerto com os Resistência
Espetáculo pirotécnico
Dia 15 Feriado nacional
10h00 Caminhada Mestre de Avis
10h30 Espetáculo infantil “Sónia e as profissões”
17h00 Animação itinerante - Vila da Batalha
21h30 Animação Musical com Tiago Pinho
Concerto com Fernando Daniel
Espetáculo pirotécnico
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...