Espaço do Museu
MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)
Férias, verão e património
Chega o Verão, terminam as aulas e a palavra “férias” torna-se uma ordem na gestão familiar. Ocupar o longo período de férias dos mais jovens, articulando com os poucos dias de descanso dos adultos impõe-se na ginástica das agendas das famílias.
Neste espaço que o Jornal da Batalha gentilmente cede ao Município da Batalha e ao seu Museu da Comunidade Concelhia, deixamos algumas sugestões que poderão ser de interesse para a ocupação das férias ou, pelo menos, dos fins de semana de Verão em família.
As férias são uma oportuna ocasião para o usufruto do património e, na nossa região, há um enorme cardápio de opções, onde a maior dificuldade está na escolha. Eis algumas sugestões:
Monumentos e museus nacionais gratuitos aos domingos feriados – a partir de julho, as entradas nos monumentos e museus da tutela da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) passaram a ser gratuitas para todos os cidadãos nacionais. Batalha, Alcobaça e Tomar oferecem uma trilogia de monumentos que fazem parte desta lista e que são Património da Humanidade. Uma visita a estes edifícios históricos, seguida de uma exploração a outros espaços culturais e jardins dos locais onde se erguem constituirá, certamente, um programa do agrado de todos os elementos da família.
Castelos e reconstituições históricas – Leiria, Porto de Mós, Óbidos, Pombal, Alcobaça, Peniche, Ourém e muitos outras vilas e cidades da região centro têm castelos e fortalezas que são testemunhos seculares das ardilosas defesas do nosso território e dos valores identitários que marcam cada local. A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, empenhada na defesa e promoção destas estruturas abraça todos os novos associados, dando-lhes, entre outras vantagens a possibilidade de se poder entrar gratuitamente em diversos castelos, conventos, mosteiros, sítios, ruínas e museus portugueses.
Estas edificações são, muitas vezes, palcos de recriações históricas, de que são exemplo, na nossa região, a Leiria Medieval (21 a 23 de julho) ou o Mercado Medieval de Óbidos (de 13 de Julho a 6 de Agosto), com uma programação para toda a família.
Museus locais - dão-nos a conhecer o ADN da história e identidade locais. Nesta região, há dezenas de museus de tutelas e tipologias distintas. Arte, cinema, arqueologia, paleontologia, etnografia, património industrial, música, religião são alguns dos temas abordados em museus muito próximos de nós. O MCCB integra este roteiro museológico e aguarda sempre a visita de todos os interessados.
Percursos pedestres – não faltam trilhos que nos levam em descoberta de paisagens deslumbrantes no nosso território. A riqueza geográfica da região apela à descoberta de percursos de diferentes tipologias e dificuldades. No concelho da Batalha a oferta é variada. Mata do Cerejal, Buraco Roto, Rota dos Moinhos, Caminho-de-ferro Mineiro do Lena dão nome aos circuitos pedestres que permitem viver encantos patrimoniais muito diversificados. A estes pode juntar-se a experiência do BTT ou da escalada para uma fruição mais plena da Natureza.
A tudo o que se referiu, acrescenta-se ainda as praias costeiras e fluviais, as aldeias históricas, as festividades, as atividades para famílias. E tudo aqui tão perto. O MCCB deseja a todos umas boas férias.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...