Espaço do Museu

MCCB (Museu da Comunidade Concelhia da Batalha)

Férias, verão e património

Chega o Verão, terminam as aulas e a palavra “férias” torna-se uma ordem na gestão familiar. Ocupar o longo período de férias dos mais jovens, articulando com os poucos dias de descanso dos adultos impõe-se na ginástica das agendas das famílias.

Neste espaço que o Jornal da Batalha gentilmente cede ao Município da Batalha e ao seu Museu da Comunidade Concelhia, deixamos algumas sugestões que poderão ser de interesse para a ocupação das férias ou, pelo menos, dos fins de semana de Verão em família.

As férias são uma oportuna ocasião para o usufruto do património e, na nossa região, há um enorme cardápio de opções, onde a maior dificuldade está na escolha. Eis algumas sugestões:

Monumentos e museus nacionais gratuitos aos domingos feriados – a partir de julho, as entradas nos monumentos e museus da tutela da Direção Geral do Património Cultural (DGPC) passaram a ser gratuitas para todos os cidadãos nacionais. Batalha, Alcobaça e Tomar oferecem uma trilogia de monumentos que fazem parte desta lista e que são Património da Humanidade. Uma visita a estes edifícios históricos, seguida de uma exploração a outros espaços culturais e jardins dos locais onde se erguem constituirá, certamente, um programa do agrado de todos os elementos da família.

Castelos e reconstituições históricas – Leiria, Porto de Mós, Óbidos, Pombal, Alcobaça, Peniche, Ourém e muitos outras vilas e cidades da região centro têm castelos e fortalezas que são testemunhos seculares das ardilosas defesas do nosso território e dos valores identitários que marcam cada local. A Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, empenhada na defesa e promoção destas estruturas abraça todos os novos associados, dando-lhes, entre outras vantagens a possibilidade de se poder entrar gratuitamente em diversos castelos, conventos, mosteiros, sítios, ruínas e museus portugueses.

Estas edificações são, muitas vezes, palcos de recriações históricas, de que são exemplo, na nossa região, a Leiria Medieval (21 a 23 de julho) ou o Mercado Medieval de Óbidos (de 13 de Julho a 6 de Agosto), com uma programação para toda a família.

Museus locais - dão-nos a conhecer o ADN da história e identidade locais. Nesta região, há dezenas de museus de tutelas e tipologias distintas. Arte, cinema, arqueologia, paleontologia, etnografia, património industrial, música, religião são alguns dos temas abordados em museus muito próximos de nós. O MCCB integra este roteiro museológico e aguarda sempre a visita de todos os interessados.

Percursos pedestres – não faltam trilhos que nos levam em descoberta de paisagens deslumbrantes no nosso território. A riqueza geográfica da região apela à descoberta de percursos de diferentes tipologias e dificuldades. No concelho da Batalha a oferta é variada. Mata do Cerejal, Buraco Roto, Rota dos Moinhos, Caminho-de-ferro Mineiro do Lena dão nome aos circuitos pedestres que permitem viver encantos patrimoniais muito diversificados. A estes pode juntar-se a experiência do BTT ou da escalada para uma fruição mais plena da Natureza.

A tudo o que se referiu, acrescenta-se ainda as praias costeiras e fluviais, as aldeias históricas, as festividades, as atividades para famílias. E tudo aqui tão perto. O MCCB deseja a todos umas boas férias.


NESTA SECÇÃO

Trabalhar na coffee-shop?

Enquanto procuro emprego outra vez, encontro o Bill, que encontram no artigo “Como chegar ao...

O museu dos sentidos. Mover-se

Dando continuidade à apresentação dos recursos inclusivos existentes no Museu da Comunidade ...

O bicho papão da mudança

Costuma dizer-se que para educar uma criança, além das coisas óbvias como amor e afeto, é es...