Família Monteiro juntou-se para homenagear a “Parteira do povo”
A família de Maria Bento de Jesus, conhecida por "Parteira do povo" ou “Maria do sinal”, prestou-lhe uma homenagem no dia 2 de abril, data em completaria 114 anos de idade.
Este foi o 2° Encontro da Família Monteiro, o primeiro após a homenagem prestada a Maria Bento de Jesus, realizada a 25 de julho de 2021, e decorreu sob o mote "Vamos ajudar a Ucrânia".
O evento começou com colocação de um arranjo de flores junto à estrutura de homenagem à " A parteira do povo", situada no largo Rancho Lavadeiras do Lena, na Golpilheira, seguido de um minuto de silêncio.
Às 13h00 começou o convívio, com almoço partilhado e visualização de filmes alusivos a Maria Bento de Jesus e sua família. Estiveram presentes filhos, sobrinho, netos, bisnetos e trinetos de “Maria do sinal”.
“A causa deste ano juntou uma apreciável quantidade de bens essenciais destinados à Ucrânia e aos refugiados, que foram entregues no ponto de recolha mais próximo”, explicou Joaquim Monteiro, adiantando que “este evento passará a ser anual, sempre com uma causa solidária associada”.
“No futuro, se a pandemia deixar, será alargado a toda a família e amigos com o objetivo de dar conhecimento de todos os seus feitos solidários”, adiantou.
“Maria do sinal” nasceu em Casal do Carvalhal (Carvalhal do Picoto) a 2 de abril de 1908, onde viveu a infância, e faleceu no Casal Mil Homens a 11 de novembro de 1972.
Entre outras facetas, destacou-se como parteira. Uma percentagem elevada de crianças da Golpilheira e localidades vizinhas nasceu com a ajuda do seu saber e “mãos delicadas”.
Além do monumento com a imagem da “Parteira do Povo”, a homenagem realizada no ano passado incluiu o lançamento de um livro. O autor, Joaquim Monteiro, contou com a participação de familiares e revela, em forma de poesia, a história de Maria Bento de Jesus. A homenageada ficou conhecida pela sua generosidade para com os outros, notabilizando-se como parteira e amiga do próximo, praticando a caridade junto da população da Golpilheira.
NESTA SECÇÃO
Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...
Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...
Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...