Falta de passeios preocupa Câmara da Batalha

A Câmara da Batalha “analisou com preocupação - na reunião de dia 4 - os riscos de acidente em estradas nacionais sob responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP), nomeadamente na EN356 (Batalha/Fátima) e EN1, na zona da Amieira, onde no início deste mês de março se registou uma morte por atropelamento.

“Trata-se de uma situação antiga e objeto de anteriores reclamações por parte do município, que agora preconiza novamente, disponibilizando-se para colaborar com a IP no sentido de estudar a possibilidade de construção de passeios que possam reforçar a segurança dos peões”, explica a autarquia em comunicado.

Na EN356, na zona urbana da vila e até ao Casal do Quinta, cujo domínio passou recentemente para a esfera do município, “estão já em curso projetos para a realização de passeios em toda a extensão da via”, adianta o documento.

Na EN1 (Lisboa/Porto), na zona da Amieira, que “concentra uma forte atividade comercial e de serviços, a câmara municipal, com competências novas ao nível das vias de comunicação (no âmbito do processo de descentralização), vai propor à concessionária IP uma parceria para a realização de passeios que garantam maior segurança às pessoas que utilizam a via nacional.

“A conservação das estradas nacionais números um e 356 é da responsabilidade da IP e o município já defendeu a necessidade de serem construídos passeios dentro das zonas urbanas”, reforça o presidente do município.

“Tendo agora a câmara novas competências neste domínio, estamos empenhados em colaborar com a concessionária para o reforço de medidas que contribuam para a segurança destas importantes vias”, conclui Paulo Batista Santos.


NESTA SECÇÃO

“Joia da Batalha” quer ser uma das “7 Maravilhas”

O Mosteiro do Leitão candidatou ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal” um doce que bat...

Projetos do concelho no prémio “Ciência na Escola”

Três projetos de alunos do Concelho da Batalha passaram à fase de desenvolvimento da 16ª edi...

Moinho de Vento candidato ao prémio "Heróis da Fruta"

As turmas “Inventores”, “Sabichões” e "Os Traquinas", do Centro Infantil Moinho de Vento, sã...