Faleceu o acordeonista Vergílio Pereira

O acordeonista Vergílio Pereira, considerado um dos melhores executantes nacionais, que colaborou nos ranchos folclóricos Rosas do Lena, Batalha, e da Maceira, Leiria, faleceu aos 65 anos este sábado, 16, no Hospital de Santo André, em Leiria.

Vergílio José Pereira era um “excelente músico, mas sobretudo um grande intérprete e defensor da música popular portuguesa, e um compositor apaixonado pelas linhas melódicas tradicionais”, como refere a Discotoni, editora de alguns dos seus trabalhos.

Natural e residente em Arnal, na freguesia da Maceira, iniciou a sua atividade musical aos nove anos na centenária filarmónica maceirense e colaborou em ranchos folclóricos da região de Leiria, sendo de destacar o Rosas do Lena e o da Maceira.

No período em que cumpriu o serviço militar integrou o grupo de variedades "Alerta Está", da Região Militar de Lisboa, que reuniu na década de 70 nomes famosos da música e da canção.

O acordeonista deixa perto de duas centenas temas musicais da sua autoria registados na Sociedade Portuguesa de Autores e gravados em cerca de 20 discos.

O funeral de Vergílio Pereira, que deixa mulher e duas filhas, realiza-se este domingo, 17, no cemitério da Batalha, após a celebração exequial na igreja paroquial da vila, pelas 14h30.

O corpo está em câmara ardente a partir das 11 horas na Casa Mortuária da Batalha.


NESTA SECÇÃO

Refeições dos alunos viram “caos insuportável”

O Ministério da Educação prometeu intervir no caso das refeições servidas na Escola Básica e...

Casal de burlões da Batalha acusado de 50 crimes

Um casal residente na Batalha foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Leiria da prática ...

Parlamento analisa estudo sobre redução do ruído

O estudo do Laboratório de Ruído e Vibrações que confirma a evolução positiva dos níveis do ...