Faleceu o acordeonista Vergílio Pereira

O acordeonista Vergílio Pereira, considerado um dos melhores executantes nacionais, que colaborou nos ranchos folclóricos Rosas do Lena, Batalha, e da Maceira, Leiria, faleceu aos 65 anos este sábado, 16, no Hospital de Santo André, em Leiria.

Vergílio José Pereira era um “excelente músico, mas sobretudo um grande intérprete e defensor da música popular portuguesa, e um compositor apaixonado pelas linhas melódicas tradicionais”, como refere a Discotoni, editora de alguns dos seus trabalhos.

Natural e residente em Arnal, na freguesia da Maceira, iniciou a sua atividade musical aos nove anos na centenária filarmónica maceirense e colaborou em ranchos folclóricos da região de Leiria, sendo de destacar o Rosas do Lena e o da Maceira.

No período em que cumpriu o serviço militar integrou o grupo de variedades "Alerta Está", da Região Militar de Lisboa, que reuniu na década de 70 nomes famosos da música e da canção.

O acordeonista deixa perto de duas centenas temas musicais da sua autoria registados na Sociedade Portuguesa de Autores e gravados em cerca de 20 discos.

O funeral de Vergílio Pereira, que deixa mulher e duas filhas, realiza-se este domingo, 17, no cemitério da Batalha, após a celebração exequial na igreja paroquial da vila, pelas 14h30.

O corpo está em câmara ardente a partir das 11 horas na Casa Mortuária da Batalha.


NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira

A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos

  A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal

Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...