Exposição do MCCB ganha menção honrosa

A exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, patente no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), conquistou uma menção honrosa nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), atribuídos em maio no Museu dos Coches, em Lisboa.

A menção honrosa, atribuída na categoria de investigação, “evidencia a excelência e a qualidade das exposições realizadas pelo MCCB, eleito em 2012 pela APOM, o Melhor Museu Português”, destaca a câmara municipal em comunicado.

Para o presidente da câmara municipal, a distinção “reveste-se de grande importância, atendendo à relevância sociológica e histórica que aborda”.

“O Couto Mineiro do Lena foi responsável pelo desenvolvimento dos concelhos da Batalha e de Porto de Mós no século XIX, traduzindo-se a exploração do carvão com a chegada da luz elétrica e da linha de caminho de ferro”, adianta Paulo Batista Santos.

A mostra, inaugurada em 2015, aborda uma atividade de manifesta importância como a exploração carbonífera que marcou a economia regional na primeira metade do século XX, e concretiza um programa de investigação participada, com destaque para o envolvimento dos antigos mineiros de Alcanadas e seus descendentes, juntamente com a abordagem museológica das vivências dos antigos trabalhadores das Minas das Barrojeiras.

As antigas empresas que detinham os alvarás de exploração do carvão também foram abordadas, bem como a construção da linha de “Caminho de Ferro Mineiro do Lena”, que ligou os concelhos da Batalha a Porto de Mós, servindo a exploração e o transporte do carvão do Couto Mineiro do Lena.

Os prémios foram atribuídos no dia 25 de maio. Listagem completa de premiados.


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...