Exposição do MCCB ganha menção honrosa

A exposição “100 anos de Carvão na Batalha - Minas da Batalha 1854-1954”, patente no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), conquistou uma menção honrosa nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), atribuídos em maio no Museu dos Coches, em Lisboa.

A menção honrosa, atribuída na categoria de investigação, “evidencia a excelência e a qualidade das exposições realizadas pelo MCCB, eleito em 2012 pela APOM, o Melhor Museu Português”, destaca a câmara municipal em comunicado.

Para o presidente da câmara municipal, a distinção “reveste-se de grande importância, atendendo à relevância sociológica e histórica que aborda”.

“O Couto Mineiro do Lena foi responsável pelo desenvolvimento dos concelhos da Batalha e de Porto de Mós no século XIX, traduzindo-se a exploração do carvão com a chegada da luz elétrica e da linha de caminho de ferro”, adianta Paulo Batista Santos.

A mostra, inaugurada em 2015, aborda uma atividade de manifesta importância como a exploração carbonífera que marcou a economia regional na primeira metade do século XX, e concretiza um programa de investigação participada, com destaque para o envolvimento dos antigos mineiros de Alcanadas e seus descendentes, juntamente com a abordagem museológica das vivências dos antigos trabalhadores das Minas das Barrojeiras.

As antigas empresas que detinham os alvarás de exploração do carvão também foram abordadas, bem como a construção da linha de “Caminho de Ferro Mineiro do Lena”, que ligou os concelhos da Batalha a Porto de Mós, servindo a exploração e o transporte do carvão do Couto Mineiro do Lena.

Os prémios foram atribuídos no dia 25 de maio. Listagem completa de premiados.


NESTA SECÇÃO

Novela transforma Pia do Urso em Líbano

O Município da Batalha revelou na quinta-feira, 18, que a Pia do Urso, na freguesia de São M...

Agenda Cultura Acessível com duas presenças do concelho

A agenda Cultura Acessível, que reúne online oferta cultural acessível em Portugal, destinad...

Os instrumentos musicais do pórtico do Mosteiro (II)

Aliás, serão dois assuntos a que vou referir-me na secção deste mês. O primeiro ainda relaci...