Carlos Ferreira

Editorial

Exagerada a notícia do fim dos jornais

Esta edição assinala o 27º ano de publicação do Jornal da Batalha. É o tempo que coincide com as maiores descobertas da humanidade na área das comunicações, com um impacto extraordinário na Comunicação Social e, mais em particular, na chamada Imprensa escrita.

Hoje, imaginar o jornalismo sem a Internet ou telemóvel é um exercício quase impossível para os jovens com a mesma idade do Jornal da Batalha. A maioria pesquisará online para descobrir o significado de telex ou telefax – apenas para apresentar exemplos mais óbvios.

Não vivemos o tempo em que tudo mudou. Vivemos o tempo em que tudo está a mudar. E muda a cada instante. E é a este ritmo que os jornais em papel não respondem. Porque os novos leitores nasceram num tempo em que o suporte papel para consumo imediato é um produto arcaico.

Ora, neste contexto, o Jornal da Batalha, tem a sua morte anunciada? É, notoriaramente, uma notícia exagerada. Porque estamos a trabalhar para responder a este novo desafio.

A partir deste mês, o Jornal da Batalha está também online (www.jornaldabatalha.pt), onde disponibiiza gratuitamente todos os conteúdos aos assinantes da edição em papel. Os restantes Leitores terão acesso gratuito a apenas algumas notícias.

Nos tempos próximos manteremos as duas edições, em papel e digital. No futuro, responderemos de acordo com as nossas capacidades e a vontade de Leitores e Anunciantes – os dois principais pilares do nosso trabalho e aos quais aproveitamos para agradecer a companhia ao longo destes 27 anos. E também a todos os nossos Colaboradores, sem os quais este projeto era impossível de concretizar.


NESTA SECÇÃO

Alterações climáticas: pensar global e agir localmente

As alterações climáticas são já uma realidade muito próxima de cada um de nós. Hoje sabemos ...

Orçamento

Estamos em época de aprovação de orçamentos, quer do Estado, quer dos municípios, quer ainda...

Voltemos às eleições legislativas

O ato eleitoral do passado dia 6 de outubro mostrou um crescimento sustentado do Partido Soc...