José Travaços santos
Baú da Memória
Evocação de João Madeira Martins
Figura interessantíssima e muito original, João Madeira Martins, natural de Minde, instalou em sua casa, em Odivelas, quando passou à reforma como funcionário superior dos Correios, uma tipografia apenas para editar uma invulgar colecção de pequenos livros e opúsculos sobre figuras e obras, recordações e factos históricos de Minde, da Alta Estremadura, do nosso País.
Ele investigava, recolhia, compunha e imprimia. Frequente no Arquivo da Torre do Tombo, aí recolheu um extenso rol de informações de grande interesse, muitas inéditas, que depois generosamente nos dava a conhecer. Este foi o caso do livrinho, cuja capa ilustra este apontamento.


São centenas de trabalhos, entre os quais há constantes referências a vultos nacionais e regionais, reproduzindo parcelas significativas das suas obras ou das suas biografias. Entre muitos, outra grande figura das Letras, muito particularmente do Jornalismo, Adelino Mendes, natural do Reguengo do Fetal, de quem nos dá a conhecer a sua faceta como poeta.
Repito uma sugestão que fiz há anos: na impossibilidade de erguer um monumento a cada um, nas suas sedes de concelho poder-se-ia evocá-los numa placa onde, além de se inscrever o seu nome e as datas do nascimento e da morte, se indicaria aquilo em que se notabilizaram. Uma placa comum, já se vê.
Até lá, contaremos com a preciosa colecção composta e impressa pelo saudoso João Madeira Martins.
NESTA SECÇÃO

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?
Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...