Estado de alerta no concelho por causa da doença Covid-19

"Esta é uma batalha e uma luta de todos, pela nossa sobrevivência e proteção" – a frase é do primeiro-ministro, António Costa, que no dia 12 de março, numa comunicação ao país, elevou as medidas de luta contra a propagação da doença Covid-19 a um nível inédito, que passa pelo encerramento de escolas, discotecas e similares e menor frequência de restaurantes. No concelho o estado de alerta é igual.

A Câmara da Batalha decidiu condicionar as atividades culturais e desportivas, bem como restringir a utilização e funcionamento de equipamentos. O mosteiro está encerrado ao público.

As coletividades e outras entidades com sede no concelho também cancelaram a generalidade das atividades que implicavam a concentração de pessoas, sejam desportivas, culturais ou de outra índole. Dezenas de iniciativas foram canceladas ou anuladas.

O plano de contingência do Município da Batalha prevê diferentes medidas, nomeadamente para fazer face à eventualidade de infeção de funcionários municipais e para o possível registo de surtos do novo Coronavírus no concelho [no dia de fecho desta edição, 14 de março, não havia comunicação pública oficial de qualquer caso].

Áreas de isolamento e circulação, existência de material e equipamento, informação e esclarecimento e, ainda, procedimentos perante casos suspeitos ou confirmados de infeção, vigilância e comunicação constituem diferentes parâmetros do referido plano, que respeita as recomendações da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Em comunicado, divulgado a 13 de março, o município informa que “vai continuar a acompanhar o processo do Coronavírus com a máxima atenção e diligência, cuidando também de acompanhar e apoiar na medida do necessário e do possível, a recuperação da atividade económica e apoio social às famílias, nomeadamente no que respeita à gestão dos impactos negativos provocados por esta crise”.

Nesse sentido previa-se a aprovação na reunião extraordinária da câmara municipal de 16 de março de “um plano local de apoio às famílias, em particular às com crianças e idosos a seu cuidado, instituições sociais e empresas, com uma dotação inicial até ao valor de meio milhão euros”.

 

Legenda

A câmara tem em curso um plano de contingência

 

Caixa

 

Medidas da autarquia

 

* Reforço das medidas de contenção e de meios, para reduzir o risco de contágio nos edifícios municipais onde se prestam serviços aos cidadãos.

* Cancelamento das atividades nas piscinas, Museu da Comunidade Concelhia Batalhense, academia sénior, do programa “Mova Sénior” e demais atividades que envolvam a população sénior.

* Cancelamento de todos os eventos noutros equipamentos municipais, que promovam a concentração de pessoas, sejam da iniciativa da câmara sejam de outras entidades, incluindo visitas de grupos em espaços municipais.

* Encerramento ao público da Biblioteca Municipal “José Travaços Santos”, inclusive, do polo de São Mamede.

* Suspensão da realização de feiras cuja abrangência não seja estritamente de cariz local, designadamente a feira semanal de 2ª Feira e a feira de velharias.

* Recomendar às associações e às juntas de freguesia a adoção de medidas de natureza análogas a estas, não realizando ações que promovam a concentração de pessoas e a sua desnecessária circulação.

* Solicitar aos cidadãos que utilizem os serviços municipais pela via telefónica (244769110) ou eletrónica (geral@cm-batalha.pt ou www.cm-batalha.pt.), evitando o mais possível a presença física.

* Exortar os cidadãos a assumirem com calma e rigor comportamentos que garantam o imprescindível contributo individual, com a adoção das medidas de proteção divulgadas pela Direção Geral de Saúde.


NESTA SECÇÃO

Autarca representante do Comité de Acompanhamento do Centro 2020

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, foi eleito no dia 4 de novembro, em...

Novo centro de saúde e passadiços nos planos do município

A construção do novo Centro de Saúde Condestável e dos Passadiços da Magueixa, na freguesia ...

Marcelo: “houve uma recuperação pequena no turismo"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se no dia 13 de novembro com e...