José Travaços Santos

Baú da Memória

Esta selva em que vivemos

Os assuntos que gostaria de apresentar aos leitores são tantos e tão variados que acabam por alterar o sentido que se imprimiu a esta pequena secção do nosso Jornal. O “Baú da Memória” passará a ser, também um “Baú das Actualidades”, pois há inúmeros acontecimentos actuais que exigem uma tomada de posição por todos nós.

Um deles, a que já fiz breves referências nos “Apontamentos”, tem de ser forçosamente a agressão moscovita à Ucrânia, atitude inesperada duma grande potência europeia que devia, e podia ser, um factor de paz no mundo e não um factor de guerra e de todas as desgraças e misérias, de todos os crimes e desumanidades, que as guerras originam. Só dignificaria a Rússia acabar de vez com as tendências imperialistas que lhe advieram da ditadura estalinista.

Por outro lado, assistimos por cá a mais um crime nefando, um crime horroroso sem perdão, a exigir uma punição exemplar, de que foi vítima uma criança, mais uma, e continuamos a ter notícias diárias de agressões e de mortes violentas de seres humanos.

Creio, e repito, que os nossos Código Penal e do Processo Penal deviam ser revistos e actualizados, para se tentar fazer frente a esta onda de crimes nefandos e de pôr-lhes cobro imediato. Os Tribunais têm de ter os seus poderes reforçados e as Polícias dotadas de meios suficientes para agir prontamente.

Segundo os jornais, há nesta altura mais de quarenta e três mil (?) crianças em risco. E isto sem se poder contar os casos sem denúncia.

Que providências têm os políticos para apresentar?

A reprodução duma gravura da Batalha nos finais do século XVIII ou princípios do século XIX, vem apenas fazer jus à designação da secção: “Baú da Memória”.

 


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...