Célia Ferreira
AMHO A Minha Horta
Espreguice-se como uma árvore que perde as folhas
Chegou o outono, agora o frio, em breve as geadas. É tempo de frio e das culturas que o toleram. É tempo das plantações/sementeiras de inverno, é tempo de mais recolhimento.
O cair das folhas faz a árvore libertar-se do que não lhe faz mais bem e ultrapassar melhor o inverno, pois conserva as suas energias e depois é que nascerão novas folhas. Este processo lembra-nos que devemos deixar ir o que não nos faz mais sentido - aceitar e reconhecer os diferentes ciclos da vida é tão tranquilizante.
Uma horta biológica também precisa de ser alimentada, mas sempre com o cuidado de ser com produtos naturais. Por cá, deixamos as ervas que arrancamos em baldes com água ou barricas e é com essa água, que tem os nutrientes das plantas, que regamos a horta - simples não acham? Podemos ainda adicionar o composto gerado pelo estrume dos animais, que vai alimentando a terra, para que possa ter mais nutrientes.
No meu quintal tenho encontrado muitas moscas da fruta, o que não é normal por esta altura - têm umas asas mais triangulares e são mais pequenas que as moscas normais. Pois bem, deduzo que esta alteração das temperaturas tenha influenciado a sua presença, nesta altura do ano, e é um lembrete para cuidarmos dos nossos citrinos. Uso colocar as armadilhas nas árvores, que podem ser feitas com garrafas de água nas quais se fizeram pequenos furos e colocar lá dentro uma solução comercial, ou então, alguma fruta amadurecida. Há também quem use água com restos de bacalhau demolhado, o importante é que atraía a mosca para o interior que depois fica aprisionada. Este procedimento deveria ter sido já executado, pois as picadas na fruta já tiveram lugar muito antes, mas ainda assim podemos fazê-lo agora.
Lembre-se que a natureza é sábia e mesmo que os frutos caiam ao chão, por não terem quem os recolha, eles vão devolver à terra os seus nutrientes, assim não se apoquente com a fruta do chão, a natureza sabe o que faz. A nossa cultura incutiu-nos muitos preceitos que podem ser contranatura, ainda hoje me apeteceu espreguiçar na rua e uma voz me disse que por educação não o podia fazer, acabei por fazê-lo e foi libertador.
Será que tudo o que nos ensinaram está mesmo certo, encontre as suas verdades, por tentativa e erro e viva de bem com elas.
Na verdade, espreguiçar é tão bom e tão importante, pois alongamos o corpo e deixamos fluir a energia, por isso espreguice-se à vontade, quando o corpo assim o pede, de preferência logo ao acordar esticar bem alto e agradecer a oportunidade de acordar.


Hortícolas para semear e/ou plantar ao ar livre: acelgas, alfaces, alho francês, agrião, brócolos, cebolas, cenouras, coentros, Couves várias, couve-rábano, espinafres, espargos, favas, mostardas, nabiças, nabos, rabanetes, rúcula, salsa.
Jardim, semear e/ou plantar: amores-perfeitos, margaridas, açucenas, cíclames, narcisos, crisântemos, jacintos e tulipas.
Se é das pessoas que no inverno não tem tempo para cuidar da horta, pode aproveitar e deixar terreno em pousio, pode sempre semear plantas que fazem adubação verde, como tremocilha, alfafa ou luzerna, entre outras.
Na horta posso cultivar bons alimentos e bons sentimentos!
https://www.facebook.com/AMHO.A.Minha.HOrta/
Boas Colheitas
NESTA SECÇÃO

Neto de comunista quer 'soprar' CDS no distrito!
(O cronista opta, nesta edição, por fazer um anúncio pessoal) Horácio Moita Francisco é viúv...

Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura
O Decreto-Lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, aprova o Estatuto dos Profissionais da área d...

As alterações climáticas e a realidade dos tempos atuais
Datam dos últimos 30 anos do século XIX as primeiras acções concretas para preservar o meio ...