Joana Magalhães

Pestanas que falam

À espera não se chega a lado nenhum

Este mês entreguei esta crónica com cinco dias de atraso. Podia ser falta de vontade ou falta de inspiração mas foi apenas falta de tempo. Desde a última crónica até agora comecei a trabalhar. Não, não é em jornalismo. Mas comecei a trabalhar, finalmente. E trabalhar consome tempo, obviamente, mas consome ainda mais energia. Energia e neurónios, que muito ajudam na hora de escrever este texto mensal, verdade seja dita.

Na próxima Quinta-feira (dia 19) faz um mês que comecei a trabalhar numa loja. Também faço anos nesse dia e perto dos 22 anos, licenciada e alguma experiência na minha área de trabalho, comecei a trabalhar numa loja. Há uma coisa que se ganha pelos lojistas logo nos primeiros dias de trabalho: respeito. Trabalhar numa loja não é só "arrumar roupa" e dizer "bom dia". Vai bastante além disso. É passar um dia inteiro em pé, a correr para atender o máximo de clientes possíveis e dar-lhes a melhor experiência de compras desde que entram na nossa loja até ao momento em que saem. E é sorrir sempre, independentemente do dia que estamos a ter (ou dos sapatos que escolhemos e que nos mordem os pés). Mas quando se chega a casa e se sentem aquelas dores nas pernas, nos pés e nas costas, essa é a melhor parte, porque prova que demos tudo o que tínhamos a dar naquelas horas de trabalho e não ficou nada por fazer. Claro que só damos tudo quando por detrás temos uma grande equipa, que eu também tive a sorte de encontrar.

Nunca me tinha imaginado nesta profissão. Mas gosto. Fala-se com muita gente e com muita gente diferente. Esse é o ponto comum com o que sempre foi o meu sonho, o jornalismo. Foi e é. Porque nunca se deixa de ser jornalista quando se nasce com a "doença". Mas esta pausa está também a permitir que conheça novos trabalhos e novas potencialidades que desconhecia. A vida é o que de mais imprevisível existe, a seguir a ela só mesmo as pessoas que nos rodeiam e depois delas, nós próprios, porque afinal também nós damos várias voltas e trambolhões até cair no sitio certo e encontrar o caminho. Às vezes o caminho vem ao nosso encontro. Outras vezes não. Mas à espera também não se chega a lado nenhum. Já aprendizagens, essas há em cada esquina e são sempre válidas e têm sempre valor. Agora tudo o resto, bardamerda (não me odeiem, eu também não estou a gostar da birra).


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...