Especial Real Batalha assinala 60 anos da adega

A Adega Cooperativa da Batalha decidiu assinalar o seu 60º aniversário com o lançamento, no domingo, 24, de um vinho especial “Real Batalha/Reserva de 2017”, em garrafa magnum, numa série limitada de 1.333 exemplares.

“O Real Batalha é pretexto para brindar à paz e assinalar todos os momentos e celebrações importantes das nossas vidas”, refere o gestor da adega, Ricardo Borges, explicando que resulta da “arte da adega de fazer vinhos especiais, aproveitando de forma magistral as vinhas trabalhadas por mãos hábeis e dedicadas que envolvem o Mosteiro da Batalha”.

“Este tinto rico em sabor e aromas, produzido nas Encostas d'Aire, assinala os 60 anos da Adega Cooperativa da Batalha, celebrando a memória de quem o saboreia e desfruta, numa associação única que cruza um dos monumentos mais visitados de Portugal e vinhos sóbrios, com caráter e dotados de forte personalidade”, descreve Ricardo Borges.

As notas de prova indicam um néctar de “cor rubi e intensa, aromas com excelente definição onde se salientam notas mentoladas (balsâmicas) e bagas de bosque com algumas nuances de madeira de estágio onde permaneceram. Boca fresca e intensa dominada por acidez viva, mas equilibrada e taninos maduros e sedosos, bem integrados na estrutura do vinho, a proporcionarem final intenso e de excelente persistência”.

As recomendações de serviço apontam que deve estar à temperatura de 16º graus centígrados, em copo de pé alto. É considerado ideal para acompanhar pratos de caça, aves de capoeira e peixes gordos no forno.

Nascido da colheita de 2017, após maceração pré-fermentativa a frio durante 48 horas, este Real Batalha fermentou em pequenas cubas de inox durante 10 dias à temperatura de 14 graus centígrados, após o que permaneceu em “cuvasion” com as suas massas durante 30 dias.

O estágio decorreu durante 10 meses em barricas novas de carvalho nacional (60%) e barricas de carvalho francês usadas (40%).

 


NESTA SECÇÃO

Abertas as candidaturas ao Orçamento Participativo

As candidaturas ao Orçamento Participativo da Batalha (OPB), que tem “o intuito de incentiva...

Câmara termina ano com saldo global de 1,3 milhões de euros

A Câmara da Batalha registou um montante e 15 milhões de euros de execução orçamental e ence...

Desemprego atinge 231 pessoas e está em queda no concelho

O concelho da Batalha tinha em novembro menos 18 desempregados do que no mês homólogo do ano...