Escultura do romeno Mircea exposta no mosteiro

O escultor romeno Mircea Roman expõe os seus trabalhos no Mosteiro da Batalha, sob o titulo “Sacríficio”, até 28 de outubro.

O cláustro e o percurso até ao panteão de D. Duarte acolhem 11 grandes obras do artista romeno, incluindo um monumental tríptico imaginado como uma reverência perante o engenho e a fantasia dos construtores medievais.

A exposição reúne interpretações esculturais livres que pretendem ser pendentes modernos para as famosas gárgulas espalhadas nas paredes externas do mosteiro.

“As personagens de Mircea Roman, que oscilam entre atitudes lúdicas e expressões dramáticas, têm uma atitude anti-gótica evidente, da mesma forma como o artista lida com a matéria, começando pela escolha das técnicas e acabando com as texturas resultantes”, segundo o Instituto Cultural Romeno Lisboa, que organiza a mostra em parceria com o mosteiro e a Contemporanii.

“A abordagem de Mircea Roman concretiza-se numa exposição com argumentos plásticos cintilantes, bem no coração do monumento anfitrião”, destaca.


NESTA SECÇÃO

Destino de alguns valores do Mosteiro de Santa Maria da Vitória

Universalidade de Portugal Não sei se Portugal pode cumprir outra missão, servir ou...

Exposição liga Batalha aos principados romenos

Está patente no mosteiro uma exposição intitulada “Os principados romenos no tempo da constr...

Infante D. Henrique, Imperador de novos mares e de novos céus

Infante D. Henrique   “Talant de bien faire”   Tive a vocação do bem.   ...