Erofio lidera o maior consórcio do distrito nas candidaturas ao PRR

A empresa de moldes da Batalha Erofio lidera o maior investimento do distrito até agora aprovado para a segunda fase das Agendas Mobilizadoras e das Agendas Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação, que prevê um investimento de 97,8 milhões de euros.

Este programa mobilizador de inovação em fabricação aditiva envolve 78 parceiros, entre empresas de diferentes sectores de atividade e entidades do sistema científico nacional, e “visa o desenvolvimento em áreas de intervenção que incluem: novos materiais, processos avançados de fabricação aditiva, de pós-produção, automação avançada e software de controlo, novos produtos, formação e capacitação de recursos humanos”.

Segundo a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), os promotores do Inov.AM pretendem “aplicar a sua investigação e desenvolvimento ao maior número de sectores industriais representativos do tecido económico nacional, nomeadamente: cerâmica e vidro, aeroespacial, construção e mobiliário, plásticos e fermentas, biomédica e alimentar.”

Deste modo, o programa ”irá contribuir para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&DT [Investigação e Desenvolvimento Tecnológico), na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva, criando um possível efeito de arrasto, e contribuindo para a transição digital.

Os consórcios até agora qualificados – 64 de 144 que se candidataram em todo o País - apresentaram as suas propostas no início de dezembro, num evento realizado em Leixões.

A Void Software, de Leiria, lidera outro dos três consórcios do distrito, designado Descentralizar Portugal com Blockchain, que propõe um investimento na de 71,9 milhões de euros e envolve 46 entidades. Prevê 18 projetos para lançar ou melhorar produtos com elevado potencial de exportação e escalabilidade.

Por fim, a Solancis, de Alcobaça, lidera a ideia Sustainable Stone by Portugal, que visa a valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado. Tem previsto um investimento de 53,8 milhões de euros e envolve 50 entidades, das quais 20 são empresas da área da pedra natural, grande parte das quais da região de Leiria.

 


NESTA SECÇÃO

Oonify distinguida nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A agência de comunicação com sede na Nazaré Oonify, - que tem como business account manager ...

Onze empresas do concelho no “Top 5% Melhores PME de Portugal”

O Concelho da Batalha está representado por 11 empresas no “Top 5% Melhores PME de Portugal”...

Empresários reclamam medidas urgentes para enfrentar adversidades do próximo ano

“Mais de meia sessenta de empresários do concelho participaram nas sessões sectoriais realiz...