Equipa do agrupamento de escolas vence concurso de ideias

Uma equipa do Agrupamento de Escola da Batalha (AEB), constituída pela Francisca Costa, Inês Costa e Rafael Carreira (8º B), foi a vencedora do Concurso Municipal de Ideias – Empreendedorismo nas Escolas 2022 – Arrisca Connosco, no escalão do 3º Ciclo do Ensino Básico, na final realizada no dia 5 de abril em Castanheira de Pera.

O júri atribuiu o primeiro prémio à equipa do AEB “depois de uma apresentação brilhante, cheia de à-vontade, em que os alunos expuseram uma ideia inovadora e viável para o futuro da região”, refere uma nota do agrupamento de escolas.

“O produto é uma garrafa chamada RIF, com capacidade para aquecer, arrefecer e filtrar os líquidos, com a vantagem ambiental de ser produzida através reciclagem de plásticos usados e de ser mais económica do que outros produtos congéneres existentes no mercado”, adianta o AEB.

O projeto foi o escolhido no meio de dez, representantes de todos os concelhos da CIM Região de Leiria, em que se inclui, naturalmente, o Município da Batalha.

O AEB envia, na nota, “uma palavra de agradecimento à professora Sandra Ferreira, que orientou estes alunos, e ao professor Carlos Henriques, embaixador para o empreendedorismo do AEB, que tem coordenado os projetos de empreendedorismo”, e destaca “a CIM Região de Leiria e o apoio que vem dando às escolas e aos alunos do seu território”.

O Município da Batalha também enviou “felicitações ao AE Batalha, à docente Sandra Ferreira e ao professor Carlos Henriques”.

Entretanto, no dia 1 de abril decorreu no Auditório Municipal da Batalha a final intermunicipal do projeto de empreendedorismo “Arrisca Connosco!”, com a apresentação dos projetos finalistas dos alunos do Ensino Secundário/Profissional.

Apesar de não terem conquistado o júri com o seu projeto, as alunas do 11ºF do AEB, Inês Duarte, Célia Monteiro e Leonor Damásio “estiveram à altura do desafio com uma excelente apresentação do seu projeto de negócio "Move On"”, segundo uma nota do município, em que dá “os parabéns às alunas da ETAP Pombal que, com o projeto “Nomadland”, venceram o concurso”

Os apurados do Concelho da Batalha para participar em ambos os escalões do Concurso Municipal de Ideias – Empreendedorismo nas Escolas 2022 – Arrisca Connosco aconteceu no dia 25 de março. Participaram 45 alunos do 3º CEB e do Ensino Secundário que, “com grande afinco, apresentaram excelentes projetos, alguns deles com grande viabilidade”, segundo os organizadores.

O Concurso Municipal de Ideias vai na 7ª edição, é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria que conta com o apoio dos municípios da região de Leiria e apoiada pelo Centro2020.

A participação global dos alunos dos municípios nesta edição “ultrapassou todas as expectativas”, com a submissão de 264 ideias, entre as quais foram defendidos 134 projetos, que envolveram 362 alunos nos concursos municipais. Nas finais intermunicipais estiveram em competição 19 projetos.

A CIMRL destaca “a atitude interessada e proativa dos novos empreendedores finalistas, que demonstraram ter um forte espírito arrojado, uma grande capacidade de iniciativa, criatividade e inovação, bem como uma enorme vontade de adquirir novos conhecimentos e ferramentas”.

“Este desafio foi lançado aos alunos e professores do 3º ciclo e do ensino secundário e profissional da Região de Leiria, com o objetivo de sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras e para o impacto que as suas ideias/projetos podem ter neste território, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo”, explica a CIM Região de Leiria.

O projeto de Empreendedorismo na Região de Leiria “Arrisca Connosco!” resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2020, com um valor de investimento elegível global de 295 mil euros e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

 

Vencedores

 

3º Ciclo

1º - Projeto RIF - Just Drink, das alunas Ana Francisca Costa, Inês Martim Costa e do aluno Rafael de Oliveira Carreira, do Agrupamento de Escolas da Batalha

2º - Projeto Conquista(MÓS), das alunas Laura Silva, Iara Ferreira e Leonor Alves, do Instituto Educativo do Juncal, em Porto de Mós

3º - Projeto Leiteira do Sec. XXI, dos alunos Tomás Cravo, Diogo Pereira e Francisco Santana, do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Pombal

 

Ensino secundário/profissional

1º - Projeto Nomadland, das alunas Mafalda Lopes, Mariana Almeida e Lara Mendes, da ETAP Pombal

2º - Projeto The Fridge Door, da aluna Sofia Pedro, do Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos

3º - Projeto MapMARKET, dos alunos Ivo Mendes Ribeiro e João Pedro Antunes Ribeiro, da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Avelar, Ansião


NESTA SECÇÃO

30ª FIABA traz de volta à Batalha o artesanato, gastronomia e música até domingo

A 30ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha – Mostra do Mundo Rural (FIABA)...

Casal que partiu da Alemanha em bicicleta já chegou à Batalha

Marco é natural de Alcanadas e emigrou para a Alemanha há oito anos. É casado com Lea, de na...

Suspeitos de assaltar estaleiro e furtar cobre detidos pela GNR

Um homem de 40 anos suspeito de furto no estaleiro da Câmara da Batalha ficou em prisão prev...