Empreendedor cria chuveiro que poupa água e energia

O Dynamic Flow é um chuveiro criado por uma startup com sede na Jardoeira, no concelho da Batalha, que permite poupar até 33 litros de água por banho e resulta de um projeto iniciado em 2014 por Cristóvão Oliveira, CEO da empresa Dream For It.

“A ideia surgiu quando estávamos – eu e Ana Rita Loureiro - num almoço e a pensar na água que desperdiçávamos no duche até que atingisse a temperatura que queríamos. Eu, como engenheiro eletrotécnico, comecei a desenvolver a ideia”, contou Cristóvão Oliveira ao Jornal da Batalha, em maio de 2016, adiantando que a ligação a Ana Rita Loureiro foi “uma simbiose perfeita”, uma vez que a professora de português e francês era responsável pelo Clube de Eco Escolas.

Entretanto, os estudos, protótipos, testes e modelos sucederam-se e o chuveiro chegou ao mercado há dois anos, permitindo uma poupança diária até 100 litros de água a uma família de três pessoas.

O Dynamic Flow consegue memorizar diversos perfis de utilizadores e incorpora um depósito com uma capacidade de dez litros, que armazena a água fria proveniente das tubagens, disponibilizando-a apenas quando atinge a temperatura desejada pelo utilizador.

Numa utilização normal, desperdiçam-se entre 28 e 33 litros de água, à espera da temperatura pretendida e enquanto se utiliza o champô e gel, com a torneira aberta.

No caso do Dynamic Flow, o sistema liga e desliga automaticamente a água, consoante está ou não a ser utilizada. A estas vantagens acresce a poupança de energia com a menor necessidade de aquecer água e porque produz energia hidroelétrica para alimentar o seu sistema eletrónico.


NESTA SECÇÃO

Município garante “contas saudáveis” para manter impostos

A Assembleia Municipal da Batalha (AMB) aprovou por unanimidade no dia 30 de setembro a manu...

Empreendedores incubam na Casa do Conhecimento

A Casa do Conhecimento e da Juventude acolhe desde o dia 16 de outubro cinco projetos de emp...

Contas aprovadas com resultado de exploração positivo

A câmara da Batalha “vive uma situação financeira saudável e apresenta meios libertos positi...