José Travaços Santos
Baú da Memória
Eça de Queirós e a sua estada em Leiria
Foi há cento e cinquenta anos que Eça de Queirós esteve em Leiria no desempenho das funções de Administrador do Concelho. Já no “Jornal da Batalha” o referi e contei o episódio descrito por Ramalho Ortigão a Júlio de Sousa e Costa e por este publicado no livro cuja capa ilustra o apontamento, da senhora Angelina, proprietária duma casa de pasto provavelmente no largo em frente do Mosteiro, chamar aos dois ilustres escritores, em agradecimento aos seus elogios à qualidade dos pratos e da cozinheira, “pandilhas finos… pandilhas de certa ordem”. Os dois amigos tinham vindo de visita à Batalha.
Ainda não perdi a esperança, passado este mau momento que vivemos, de na Batalha se realizar um almoço repetindo-se, até onde podemos saber, a ementa oitocentista da celebrada dona da casa de pasto: “sopa saloia de feijão e couve (que os dois repetiram), um arroz com cenoura e pimentos e leitão assado”.
Embora Ramalho o não tivesse referido mas a pinga também teria sido boa. Aliás, temos hoje na nossa prestigiosa Adega Cooperativa vinhos de confirmada qualidade que seriam o acompanhamento digno do repasto evocativo de há 150 anos.
O livro de Jorge de Sousa e Costa é essencial para um melhor conhecimento de Eça de Queirós que nele nos aparece retratado um tanto diferente do que se tem propagado. No pequeno volume, cuja reedição Leiria devia chamar a si, desfazem-se algumas dúvidas sobre as personagens de “O Crime do Padre Amaro”, que estavam longe de serem como o grande escritor as descreveu. E os acontecimentos, também.
Na Biblioteca de Leiria há pelo menos um exemplar deste livro, cuja única edição data de Maio de 1953.
NESTA SECÇÃO
“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”
(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...
Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...
Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...