João Ramos

Fisioterapeuta

Dormir melhor

Deita-se e levanta-se com dor nas costas? Sente que durante a noite as suas costas não recuperam do esforço do dia anterior? Será importante refletir acerca da qualidade do sono. Dormir bem é fundamental, não só para ficar acordado no dia seguinte, mas também contribui para a qualidade de vida e longevidade.

Em sessenta anos de vida, passou vinte dos quais a descansar e dormir. Como pode ver, dormir tem um impacto valorizável na nossa vida e como tal, ter um sono reparador depende (essencialmente) de si.

Para dormir bem é importante ter um equipamento de descanso saudável e adequado às suas necessidades. Não é objetivo deste artigo fazer referência a alguma marca/modelo de colchão e almofada específicos, essa função dependerá de quem comercializa os mesmos, conduto é minha intenção sensibilizar e aconselhar acerca dos materiais e posicionamentos mais adequados.

O colchão deve ser firme e macio; a escolha do mesmo dependerá do seu peso e altura, permitindo adaptar-se à forma natural da coluna e assim distribuir o peso de modo equilibrado. A escolha da almofada é quão relevante como a do colchão e da base. A almofada deve garantir que a coluna mantém a postura correta, tal como se estivesse direito na posição de pé. Dependendo da posição que adote preferencialmente para dormir, deverá escolher uma determinada altura ou firmeza.

Para dormir de lado: precisará de uma almofada espessa e firme, de modo a preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, estabilizando a coluna cervical.

Para dormir virado de barriga para cima: necessitará de uma almofada de firmeza e espessura intermédia. De preferência deverá ter a forma cilíndrica na zona da cervical e mais fina na zona da cabeça, respeitando a curvatura de lordose da coluna cervical.

Para dormir de barriga para baixo a melhor escolha é uma almofada mole e fina. É de salientar que dormir de barriga para baixo não é de todo aconselhada. A posição mantém a coluna lombar e cervical sob uma compressão que se pode tornar desconfortável.

Dormir de lado ou de barriga para cima poderão ser confortáveis para as suas costas. Pode ainda melhorar o conforto em ambas as posições se adicionar um rolo/almofada entre os joelhos quando posicionado de lado e, um rolo/almofada por baixo dos joelhos quando deitado de barriga para cima.

Pratique um ritmo de sono regular, de preferência entre seis a oito horas diárias. É fundamental uma dieta equilibrada e exercício físico para um estilo de vida saudável.


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