Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

Diversão e conhecimento no Verão

A palavra “férias” emerge no vocabulário utilizado na estação mais quente do ano. A ocupação do tempo no Verão, ao longo período de férias dos mais jovens, em articulação com os poucos dias de descanso dos adultos, impõe-se na “ginástica” da agenda familiar.

Neste espaço que o Jornal da Batalha gentilmente cede ao Município da Batalha e ao seu Museu da Comunidade Concelhia, apresentamos algumas sugestões para a ocupação das férias ou, pelo menos, dos fins de semana em família.

Programas de férias de Verão e de Voluntariado do Município da Batalha - atividades para os mais jovens disponibilizados pela rede concelhia de ATLs, pelo MCCB e pela Biblioteca fazem parte da oferta da Autarquia, com uma programação de atividades que visam a ocupação do período de férias escolares. Os programas incluem atividades aquáticas, jogos, visitas patrimoniais, saídas, oficinas e muito mais. Aos programas de férias, junta-se o voluntariado jovem que permite uma experiência enriquecedora e próxima em equipamentos de natureza social ou cultural.

Monumentos e museus nacionais gratuitos aos domingos e feriados – Os museus que têm o termo “Nacional” na sua designação e os monumentos geridos pela Direcção-Geral do Património oferecem entrada gratuita aos domingos e feriados, até às 14h00, aos cidadãos portugueses ou que residam no território nacional. Batalha, Alcobaça e Tomar oferecem uma trilogia de monumentos que fazem parte desta lista e são Património da Humanidade. Uma visita a estes edifícios históricos, seguida de uma exploração a outros espaços culturais próximos ou de jardins em seu redor poderá ser uma boa proposta para este Verão.

Reconstituições históricas e Castelos – Para esta estação estão programadas diversas recriações de períodos históricos, com oferta de espetáculos musicais e teatrais e mercados. Estes eventos decorrem em centros históricos. Leiria Medieval (19 a 22 Julho), o Mercado Medieval de Óbidos, (18 de Julho a 4 de Agosto) ou Aljubarrota Medieval (Agosto) são alguns exemplos de recriações da época medieval.

Na região centro há castelos e fortalezas que são testemunhos seculares das ardilosas defesas do nosso território e dos valores identitários que marcam cada local. Os castelos e fortalezas de Leiria, Porto de Mós, Óbidos, Pombal, Alcobaça, Peniche ou de Ourém são disso exemplo. Nalguns deles, têm sido realizadas algumas intervenções estruturais com o objetivo de torná-los mais acessíveis aos seus visitantes.

Museus locais – são o coração da história e da identidade dos territórios. Na nossa região registam-se museus com acervos muito diversificados. Arte, cinema, arqueologia, paleontologia, etnografia, património industrial, música, religião são alguns dos temas abordados nestes equipamentos. O premiado MCCB integra este roteiro museológico e aguarda sempre a visita de todos os interessados.

Percursos pedestres – para os amantes da natureza, os percursos permitem a descoberta da riqueza geográfica e da biodiversidade da região. Com diferentes níveis de dificuldade, existem, no concelho da Batalha boas opções na área do pedestrianismo. A Mata do Cerejal, o Buraco Roto, a Rota dos Moinhos ou o Caminho-de-ferro Mineiro do Lena dão nome aos circuitos pedestres que permitem viver paisagens muito diversificadas.

Às sugestões apresentadas, juntam-se, naturalmente, as apelativas praias costeiras e fluviais, as aldeias históricas, as festividades e as atividades para famílias.

O Município da Batalha, através do MCCB, deseja a todos boas férias e boas visitas.

 


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...