Município da Batalha - Museu da Comunidade Concelhia da Batalha

Espaço do Museu

Diversão e conhecimento no Verão

A palavra “férias” emerge no vocabulário utilizado na estação mais quente do ano. A ocupação do tempo no Verão, ao longo período de férias dos mais jovens, em articulação com os poucos dias de descanso dos adultos, impõe-se na “ginástica” da agenda familiar.

Neste espaço que o Jornal da Batalha gentilmente cede ao Município da Batalha e ao seu Museu da Comunidade Concelhia, apresentamos algumas sugestões para a ocupação das férias ou, pelo menos, dos fins de semana em família.

Programas de férias de Verão e de Voluntariado do Município da Batalha - atividades para os mais jovens disponibilizados pela rede concelhia de ATLs, pelo MCCB e pela Biblioteca fazem parte da oferta da Autarquia, com uma programação de atividades que visam a ocupação do período de férias escolares. Os programas incluem atividades aquáticas, jogos, visitas patrimoniais, saídas, oficinas e muito mais. Aos programas de férias, junta-se o voluntariado jovem que permite uma experiência enriquecedora e próxima em equipamentos de natureza social ou cultural.

Monumentos e museus nacionais gratuitos aos domingos e feriados – Os museus que têm o termo “Nacional” na sua designação e os monumentos geridos pela Direcção-Geral do Património oferecem entrada gratuita aos domingos e feriados, até às 14h00, aos cidadãos portugueses ou que residam no território nacional. Batalha, Alcobaça e Tomar oferecem uma trilogia de monumentos que fazem parte desta lista e são Património da Humanidade. Uma visita a estes edifícios históricos, seguida de uma exploração a outros espaços culturais próximos ou de jardins em seu redor poderá ser uma boa proposta para este Verão.

Reconstituições históricas e Castelos – Para esta estação estão programadas diversas recriações de períodos históricos, com oferta de espetáculos musicais e teatrais e mercados. Estes eventos decorrem em centros históricos. Leiria Medieval (19 a 22 Julho), o Mercado Medieval de Óbidos, (18 de Julho a 4 de Agosto) ou Aljubarrota Medieval (Agosto) são alguns exemplos de recriações da época medieval.

Na região centro há castelos e fortalezas que são testemunhos seculares das ardilosas defesas do nosso território e dos valores identitários que marcam cada local. Os castelos e fortalezas de Leiria, Porto de Mós, Óbidos, Pombal, Alcobaça, Peniche ou de Ourém são disso exemplo. Nalguns deles, têm sido realizadas algumas intervenções estruturais com o objetivo de torná-los mais acessíveis aos seus visitantes.

Museus locais – são o coração da história e da identidade dos territórios. Na nossa região registam-se museus com acervos muito diversificados. Arte, cinema, arqueologia, paleontologia, etnografia, património industrial, música, religião são alguns dos temas abordados nestes equipamentos. O premiado MCCB integra este roteiro museológico e aguarda sempre a visita de todos os interessados.

Percursos pedestres – para os amantes da natureza, os percursos permitem a descoberta da riqueza geográfica e da biodiversidade da região. Com diferentes níveis de dificuldade, existem, no concelho da Batalha boas opções na área do pedestrianismo. A Mata do Cerejal, o Buraco Roto, a Rota dos Moinhos ou o Caminho-de-ferro Mineiro do Lena dão nome aos circuitos pedestres que permitem viver paisagens muito diversificadas.

Às sugestões apresentadas, juntam-se, naturalmente, as apelativas praias costeiras e fluviais, as aldeias históricas, as festividades e as atividades para famílias.

O Município da Batalha, através do MCCB, deseja a todos boas férias e boas visitas.

 


NESTA SECÇÃO

Serviço Nacional de Saúde

O SNS é sem margem para dúvidas o serviço mais importante e sensível que o nosso Estado, em ...

Mais segurança para as crianças da Batalha

De facto assim será bastando, para tanto, que a câmara cumpra a recomendação que o Partido S...

Colheitas recompensam trabalho

O mês de julho pauta-se já por boas colheitas. Os tomates e pepinos, que sabem verdadeiramen...