Diáspora quer alargar presença e ligações à Batalha
O presidente da Câmara da Batalha “homenageou” as comissões que há 27 anos organizam o Jantar Anual de Confraternização da Diáspora Batalhense, destacando um dos seus elementos, que “pela primeira vez não estava presente”, o comendador José Batista de Matos.
“Um grande abraço ao José Batista de Matos, esse grande batalhense”, disse Paulo Batista dos Santos, durante o jantar-convívio, que decorreu no sábado, 17, em Champigny-sur-Marne, nos arredores de Paris, com a presença de duas centenas de emigrantes do concelho, residentes em França e noutros países europeus.
O autarca destacou que as suas palavras concretizavam um gesto semelhante à homenagem feita na Batalha “ao nosso/vosso amigo José Batista de Matos [falecido já este ano] e elogiou a atual Comissão dos Convívios Batalhenses: “A Anabela e o David foram incansáveis na organização, na ligação com a câmara, a potenciar e alargar a presença dos batalhenses e, inclusive, convidando empresários do concelho que estão agora a fazer negócios em França”.
O presidente da Assembleia Municipal da Batalha, Júlio Órfão, salientou a presença “daqueles que vieram para França, para lutar pela vida e melhores condições de subsistência”.


Por outro lado, agradeceu “ao atual e a todos os presidentes de câmara que ao longo dos anos (agora acompanhando mais de perto a dinâmica e o interesse do que está em exercício) têm mostrado a vontade de manter os laços que nos unem e ajudam a diminuir alguma distância, fazendo-nos sentir a cada dia batalhenses”.
Na sua intervenção, David Monteiro, que partilha a Comissão dos Convívios Batalhenses com Anabela Albuquerque, referiu-se “à proposta feita pelo presidente da câmara municipal para se avançar com a criação da Associação Mundial da Diáspora Batalhense, com uma ligação a países vizinhos, com os quais poderá haver intercâmbios, que está a ser concretizada na medida em que os estatutos já foram redigidos”.
A comitiva batalhense que se deslocou a França incluiu, além dos presidentes do município e da assembleia municipal, outros membros da autarquia e 21 elementos da Turma de Teatro e Canto da Academia Sénior da Batalha, que apresentaram uma peça de teatro e quatro temas musicais. (Na edição de dezembro, o Jornal da Batalha publica uma notícia mais desenvolvida sobre este tema).
NESTA SECÇÃO

Bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos da igreja da Golpilheira
A celebração da bênção dos vitrais e das imagens dos Pastorinhos, na Igreja de Nossa Senhora...

Valorlis aposta na inovação tecnológica para otimizar a recolha de resíduos
A Valorlis, empresa que gere a recolha seletiva e o tratamento de resíduos urbanos dos ...

Bênção dos bebés nas paróquias da Batalha e Reguengo do Fetal
Um grupo de 25 bebés das paróquias da Batalha e do Reguengo do Fetal foi apresentado pelas f...