José Travaços Santos

Baú da Memória

Descobrimentos, Museus e a Língua Portuguesa

A ilustrar este “Baú da Memória”, a capa do livro de Branquinho da Fonseca “As Grandes Viagens Portuguesas”, editado pela Manuscrito.

Além do prefácio e de oportunas notas, Branquinho da Fonseca faz a selecção de textos que vão da narrativa de Álvaro Velho sobre o descobrimento do caminho marítimo para a Índia até ao relatório de Sacadura Cabral sobre a primeira viagem aérea Lisboa-Rio de Janeiro, passando pela carta do achamento da Terra do Brasil de Pero Vaz de Caminha, pelo Itinerário da Viagem da Índia a Portugal de António Tenreiro, pela Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, pelo Descobrimento do Grão-Catraio ou Reinos de Tibete de António de Andrade e pela Expedição Portuguesa ao Interior da África de Hermenegildo Capelo.

É uma obra que devia ser muito divulgada, dando-a a conhecer sobretudo à gente mais nova.

A propósito deste livro, vem à baila, outra vez, a fundação do Museu dos Descobrimentos, que é verdadeiramente escandaloso ainda não ter ido avante. Que povo somos nós que nos amedrontamos ante a investida de meia dúzia de extremistas que não respeitam o pioneirismo, a bravura e o sofrimento dos nossos antepassados que conseguiram levar avante uma verdadeira epopeia, a maior dos séculos XV e XVI?

E de novo também o Museu da Língua Portuguesa, tornando a lembrar que o Brasil fundou dois, tendo o de São Paulo ardido há anos o que originou um vigoroso movimento para levar avante a sua reconstrução, prevendo-se para Junho ou Julho que o “novo museu” seja inaugurado.

Entretanto, o Brasil pediu a Portugal a doação de material museológico que possa ajudar a recompor o acervo da instituição, sendo de esperar que tenhamos correspondido ao pedido com entusiasmo e prontidão.

E para quando, na pátria deste idioma comum a Portugal e ao Brasil, a fundação do seu museu?


NESTA SECÇÃO

Pedro Caldeira Cabral e as memórias da guitarra

A guitarra é um instrumento com uma História, tão longa quanto rica. Não admira que entre nó...

Verão, floresta e fogos florestais

Volto novamente a este tema, pela sua importância para o país em geral e para o concelho da ...

Novas competências no domínio da saúde

Aprovado em 30 de janeiro de 2019, o Decreto-lei 23/2019 que concretiza o quadro de transfer...