Joana Crispim

Mestre em Psicologia Clínica e formada em Hipnose

De personalidade a perturbação Boderline

Perturbação de personalidade define-se por um estado clínico e uma estrutura da personalidade, o que se traduz em sintomas e comportamentos observáveis.

A estrutura de uma personalidade é particularmente definida por mecanismos de defesa psicológicos que, quando maduros permitem minimizar o sofrimento psicológico e assim manter a integridade da sua personalidade na relação com os outros.

O que acontece na Perturbação Boderline, é que os mecanismos de defesa são imaturos e muitas vezes podem estar associados a psicoses. Esta perturbação afeta cerca de 1% a 6% da população mundial e a sua prevalência é maior em mulheres.

O termo Boderline sugere que a pessoa diagnosticada com esta perturbação viva no limite das suas emoções. Mas a principal característica desta perturbação remete para as dificuldades nas relações afetivas e posteriormente íntimas, isto, porque são pessoas com um humor de tal forma instável que torna qualquer relacionamento praticamente insustentável.

Para quem sofre e faz sofrer, desenvolve-se uma dinâmica relacional caótica e severamente atribulada. As oscilações de humor frequentes num quadro clínico de Boderline variam num espaço de tempo bastante curto, a pessoa pode acordar otimista com a sua vida, mas se experienciar um acontecimento fora do seu controlo que a deixe descontente pode conduzi-la aos mais profundos sentimentos de fúria e irritabilidade.

Estas pessoas expõem reações emocionais de forma excessiva, extremas e frequentemente inapropriadas, o que as leva a experienciar um profundo sentimento de vazio, difícil de preencher e que determina uma dor psíquica vivida num corpo. Esta angústia pode muitas vezes levar a pessoa a praticar comportamentos auto-lesivos.

Nas relações menos íntimas, o Boderline é excelente companhia, é extrovertido, intenso e divertido, no entanto, se a convivência evoluir para um caráter mais íntimo e derivado do seu enorme medo de ser rejeitado, podem começar então por surgir dificuldades e conflitos. Pode-se assim afirmar que é na intimidade que o Boderline se revela como inseguro, controlador e ciumento. 

Boderline é o mesmo que ser Bipolar? O Bipolar vive por fases, variando entre a euforia e a tristeza, contudo, existe um espaço de tempo considerável entre estas duas fases.

Já o Boderline vive as suas fases praticamente misturadas, pois o espaço de tempo entre elas é praticamente inexistente. É pela durabilidade das fases que podemos considerar se estamos perante uma perturbação Boderline ou Bipolar.

Boderline é o mesmo que ser Psicopata? Os Boderline são o inverso dos psicopatas, enquanto eles sofrem e fazem os outros sofrer por excesso de sentimento, o Psicopata causa sofrimento alheio sem ser afetado com isso uma vez que não manifesta qualquer relação sentimental.

Pode-se assim afirmar que o Boderline é 100% emoção e 0% razão, enquanto que o Psicopata é 100% razão e 0% emoção!


NESTA SECÇÃO

Varizes: um problema comum

As veias são os vasos sanguíneos responsáveis por conduzir o sangue dos diferentes órgãos pa...

Conselhos para prevenir lesões na coluna em mergulhos

Os acidentes de mergulho são uma das principais causas de lesão na coluna vertebral, provoca...

Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são infeções contagiosas cuja forma mais freque...