Joana Magalhães
Pestanas que falam
A cultura do queixume
Português que é bom português tem de se queixar. Tem de se queixar de tudo: do trabalho, da falta de trabalho, da mulher/marido, dos filhos e do dinheiro. E queixa-se muito. No trabalho queixa-se da vida em casa e em casa queixa-se da vida no trabalho. É quase como um ritual de passagem que faz de um português um bom português. Porque se anda feliz e não se queixa, não está bom da cabeça, claro! É uma cultura que se instalou numa guerra diária do "quem tem a vida mais difícil", sim, porque não é só queixar-se mas sim ser aquele que se queixa mais e que fica sempre por cima na lista de queixas diárias para no fim ouvir aquele reconfortante "realmente, estou a queixar-me mas tu é que estás mal". Ahh... Quantas queixas fazemos nós por dia? E quantas vezes ouvimos nós queixas?


Outra coisa que faz parte desta cultura do queixume é que toda a gente gosta de se queixar mas ninguém gosta de ouvir queixas. Todos adoramos estar uma quantidade infindável de tempo a queixarmo-nos da nossa "vida miserável" mas assim que a nossa vítima do queixume começar a desabafar... Ala que se faz tarde! Ninguém gosta de ouvir queixas, isso é certo, mas alguém tem que as ouvir. Na verdade não sei o que será pior, se ter de ouvir as queixas ou se ter de ouvir as inabaláveis frases feitas: "tens de ter paciência" ou "a vida é mesmo assim".
Ainda assim, há algo bom a retirar desta norma do dia-a-dia português, é que só se queixa quem não está satisfeito o que por lógica significa que não se deixa ficar com aquilo que a vida lhe traz mas luta contra esse destino. Essa será a (única) parte boa, é quando do queixume se parte para a ação, isto porque o queixume também tem um limite e das duas umas, ou se farta quem fala, ou se farta quem ouve e depois disso a vida muda. E a mudança é boa, especialmente se nos queixamos. Porque, se não, de que raio valeria gastar o nosso latim com queixas?
NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede
Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido
Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?
Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...