Oksana Halamay

Médica interna de Medicina Geral Familiar na USF Condestavel, Batalha

Cuide da sua saúde! - Alguns conselhos práticos

O que é a saúde? O conceito de saúde foi amplamente modificado ao longo do tempo.

Estar saudável não é apenas a ausência de doenças, envolvendo também aspetos sociais, familiares e psicológicos.

Um conceito bastante conhecido da saúde é “saúde é a ausência de doença”. Para muitos autores o

conceito de saúde vai além dessa mera definição. Segundo a OMS (Organização Mundial der Saúde) saúde “é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença “.

Um indivíduo saudável deve estar bem psicologicamente, apresentar boas interações sociais, viver em segurança, ter perspetiva de futuro, entre vários outros aspetos.

A saúde é um direito de todos os cidadãos portugueses e um dever do Estado, garantido mediante

políticas sociais e económicas que visem a redução do risco de doença e o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde para sua promoção, prevenção e tratamento, tais como hospitais e centros de saúde.

O que pode prejudicar a sua saúde? São vários os fatores que contribuem negativamente para a sua saúde, tais como: sedentarismo, hábitos alimentares inadequados, abuso de álcool, tabagismo, exposição a situações que nos afetam psicologicamente.

Vamos abordar questões importantes sobre como manter hábitos de vida saudáveis, evitar determinadas doenças e também melhorar a sua vida no aspeto físico, mental e social. Seguem alguns conselhos práticos:

Faça uma alimentação saudável, equilibrada e variada . Evite as gorduras e o excesso de açucares;

Beba água regularmente, principalmente em dias quentes e durante a atividade física. Cerca de

1.5 Litros por dia;

Controle o stress.

Momentos de Lazer podem ajudar a manter-se tranquilo, como por exemplo fazer caminhadas, jardinagem, assistir a filmes do seu agrado, ir ao teatro, ouvir música, ler um livro, etc. Esses momentos são essenciais para melhorar o seu humor e diminuir o stress.

Não fume e evite ambientes com excesso de fumo;

Evite bebidas alcoólicas, sobretudo as bebidas brancas, optando pelo vinho tinto. Beba com moderação;

Utilize sempre protetor solar;

Vacine-se! As vacinas salvam vidas;

Consulte o seu médico de família regularmente;

Durma bem, pelo menos 8 horas por dia;

Desfrute de momentos em família e com amigos. Valorize pequenos gestos do seu dia-a-dia.

Tendo em conta o envelhecimento da nossa população, deixo alguns conselhos para esta faixa etária.

Manter um envelhecimento ativo é crucial. No entanto, as quedas em nos idosos são muito frequentes, sendo uma preocupação constante dos profissionais de saúde a prevenção das quedas.

Confira:

Evite tapetes em casa;

As escadas e os corredores devem ter corrimão dos dois lados;

Coloque tapetes antiderrapantes na casa de banho;

Evite andar em áreas com piso húmido;

Deixe uma luz de presença durante a noite, caso necessite de se levantar. Coloque o telefone e/

ou telemóvel num local acessível;

Utilize sempre a passadeira para atravessar estradas;

Se necessário, use bengalas, canadiana ou andarilho - o importante é a sua segurança!

As escadas e os corredores devem ter corrimão de dois lados

Coloque tapete antiderrapante na casa de banho

Evite andar em áreas com piso húmido

Deixe uma luz acesa à noite, caso necessite de se levantar

Coloque o telefone em local acessível

Utilize sempre a passagem de peões

Se necessário, use bengalas, muletas ou instrumentos de apoio – o importante é a sua segurança!

Como vimos, saúde é um conceito complexo, abrangente e tende a ser difícil de atingir. Com pequenas atitudes, podemos manter hábitos para garantimos uma vida mais saudável.

Boa saúde para todos!


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