Sónia Marques de Almeida

Interna de MGF da USF Condestável, Batalha

Covid-19: medidas de higiene e etiqueta respiratória

O novo Coronavírus, denominado Covid-19, foi identificado pela primeira vez na China, na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019. A 2 de março de 2020 foram confirmados os primeiros casos de infeção em Portugal.

A infeção pelo Coronavírus pode assemelhar-se a uma gripe comum, com febre, tosse e dificuldade respiratória, ou apresentar-se como uma doença mais grave, como pneumonia. A sua transmissão é feita através de gotículas das pessoas infetadas pelo vírus, ou pelo contacto com objetos e superfícies contaminados.

De forma a prevenir a exposição e transmissão da doença, a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória, nomeadamente tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir usando o braço ou um lenço de papel que deve ser posteriormente colocado no lixo, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de base alcoólica e evitar o contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

A Direção Geral da Saúde define como caso suspeito de Covid-19 a pessoa que apresenta infeção respiratória aguda e tenha viajado para zonas onde existe transmissão entre pessoas na comunidade nos 14 dias antes do inicio dos sintomas ou tenha estado em contacto com um doente infetado.

Caso suspeite estar infetado com o novo Coronavírus deve, antes de se dirigir a uma serviço de saúde, entrar em contacto com o Sistema Nacional de Saúde através da linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24) e seguir as recomendações fornecidas.

Para mais informações fidedignas deve consultar o site https://www.dgs.pt/corona-virus/home.aspx.

 


NESTA SECÇÃO

Cuide da sua saúde! - Alguns conselhos práticos

O que é a saúde? O conceito de saúde foi amplamente modificado ao longo do tempo. Estar s...

A pandemia… dos ignorados

Desde o aparecimento do primeiro caso de Covid-19, em Portugal, têm-se sucedido medidas de p...

Covid-19 – É importante ir de férias, mas em segurança!

Alguns meses depois do início da pandemia que tem marcado 2020, o calor veio para ficar, e o...