Covid-19 infetou num ano 5,5% da população residente no concelho

O número de pessoas falecidas no concelho da Batalha com Covid-19 manteve-se em 18 no último mês, segundo o boletim sobre a pandemia divulgado no dia 17 de abril pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.

No distrito de Leiria já não há concelhos sem registo de falecimentos, apresentando Castanheira de Pera (5) Pedrógão Grande (6), Nazaré (16) e a Batalha os números mais baixos. No caso da Batalha, há ainda a registar a morte de um cidadão natural do município, mas residente no distrito de Aveiro.

O concelho de Leiria apresenta o maior número de vítimas mortais (166), seguindo-se Caldas da Rainha (120) e Pombal (107).

No que respeita aos casos ativos, a Batalha apresenta dois, havendo cinco concelhos com números inferiores. O município de Leiria concentra 105 situações, seguindo-se Marinha Grande (73) e Caldas da Rainha (28).

Desde o início da pandemia, revistaram-se 803 infetados confirmados no concelho da Batalha, o equivalente a 5,5% da população residente e próximo da média do distrito, que é de 5,8%. Acima dos 5% estão concelhos do norte do distrito, que apresentam valores entre 10% e 6%; seguindo-se Peniche com 6,6%; Pombal, com 6,4% e Porto de Mós, com 6,3%.

Em termos absolutos, os municípios de Castanheira de Pera (166), Pedrógão Grande (198) e Figueiró dos Vinhos (431) são os menos afetados. Pelo contrário, Leiria (7.042), Pombal (3.303) e Alcobaça (2.964) apresentam o maior número de pessoas infetadas desde março de 2020.

Entretanto, a Câmara da Batalha prolongou “as medidas excecionais” e “alargou os apoios ao desporto e cultura”. Segundo um comunicado da autarquia, as famílias “continuarão a beneficiar até ao final de junho da isenção do pagamento de mensalidades relativas aos serviços de atividades ocupacionais e centro de atividades de tempos livres dos estabelecimentos de ensino públicos”.

Por outro lado, “mantêm-se as medidas de isenção de taxas e rendas dos espaços concessionados pelo município, incluindo lojas, quiosques e estabelecimentos de alojamento, operadores existentes nas diversas áreas no mercado municipal e espaços físicos da Casa do Conhecimento e da Juventude”.

O comércio, restaurantes, cafés e pastelarias estão até setembro dispensados de pagamento das taxas de ocupação de espaço público, inclusive as relativas à ampliação do espaçamento das esplanadas. O estacionamento será gratuito até final do mês de junho.

A câmara municipal assegura até junho a gratuitidade do uso dos equipamentos desportivos municipais, inclusive dos campos de padel, piscinas, pavilhões municipais e campo de futebol sintético. As visitas ao MCCB e o acesso às produções culturais promovidas ou apoiadas pelo município também são gratuitas.

A autarquia denominou ainda a reabertura da generalidade dos equipamentos e infraestruturas municipais, “num processo que se pretende gradual, com segurança e potenciando os apoios às famílias e empresas locais”.

Os testes rápidos gratuitos à população e aos trabalhadores da indústria, comércio, hotelaria, restauração e serviços do concelho e para os sectores considerados de maior risco de contágio, recomeçaram no dia 6 de abril e é necessário fazer a pré-inscrição na plataforma https://teste-covid.batalhaonlife.pt/.

Os testes podem ser repetidos quinzenalmente e foram alargados às atividades desportivas e culturais realizadas no concelho e aos serviços da educação sob gestão municipal.

Entre os grupos prioritários contam-se os funcionários dos refeitórios e dos tempos livres escolares, trabalhadores da restauração, indústria e serviços, elementos de coletividades, jogadores, treinadores e funcionários do desporto associativo, e ainda os voluntários de apoio à campanha de vacinação.

A câmara municipal assegurar ainda a realização dos testes rápidos nas modalidades e escalões em que é obrigatória a apresentação do resultado para a retoma da atividade desportiva regular federada. Os testes realiza-se ao abrigo de protocolo celebrado com o Laboratório Virgílio M. Roldão e começaram a 17 de abril.

 


NESTA SECÇÃO

Moinho de Vento trava isolamento de famílias e crianças online

Os responsáveis pela Centro Infantil Moinho de vento, gerido pela Associação de Propaganda e...

Parque de eventos garante prémio nacional à autarquia

O Parque de Eventos Santa Maria da Vitória foi considerado o melhor projeto apresentado na c...

Cadastro simplificado avança no município

O Município da Batalha anunciou no dia 9 de março que vai começar a fazer a representação gr...