Francisco Oliveira Simões

Historiador

Convites irrecusáveis

Acho que nunca vos contei que adoro viajar no tempo. Como é que se viaja no tempo? Com um mapa cronológico, ora essa. Nada de mais, se tivermos sentido de orientação e um pouco de precaução tudo corre bem.

A minha última viagem foi ao Reino de Leão, durante o século X, mas não estive lá durante muito tempo. Parece que havia uma guerra-civil, um evento que não é dos meus prediletos, se ainda fosse um festival de música ou uma boa peça de teatro. Para essas festividades temos sempre de levar uma espada condigna e um escudo, para além da cota de malha e do elmo, artigos que não disponho neste momento, porque deixei-os no ferreiro a arranjar. Já se sabe que esses festivais de música são muito aguerridos, temos de ter sempre a lâmina bem afiada.

Falando de epopeias mais interessantes, fui passar uma temporada a Londres, no ano de 1935. Houve várias festas a que fui convidado. Por enquanto, conto apenas uma que achei magnifica, principalmente por causa da companhia. Estavam reunidos no Hotel Savoy várias personalidades do mundo literário inglês. Evelyn Waugh era o anfitrião, andando de um lado para o outro a apresentar os seus conhecidos e amigos.

- O Senhor é novo nos nossos cocktails?

- É a primeira vez que fui convidado, sou o Francisco.

- Ah! Também é historiador e poeta, não é verdade?

- Sim, mas sempre tive o sonho de ser pintor.

- Bem-vindo ao clube, eu já só me contento em escrever.

Foi-me levando por entre os convidados, até nos depararmos com um rapaz da nossa idade, entre tantas mentes jovens e brilhantes.

- Este é o Henry Graham Greene, meu saudoso colega de História em Oxford, jornalista e escritor.

O que mais me fascinava naquela festa faustosa era a jovialidade dos autores, parecia uma recriação da obra “Vile Bodies”, de Waugh. Será que esse livro era apenas a materialização da realidade? Desde esse encontro tenho vindo a ser convidado para mais cocktails e saraus, mas o tempo é escasso.

Ainda há um mês recebi uma carta de D. Pedro, o Condestável, Rei de Aragão, para participar com ele na defesa da independência daquele reino. Pelo que entendi tratava-se de um conflito muito pitoresco e heroico, a que não deveria faltar. Infelizmente declinei a demanda, porque já tinha combinado uma noite de cartas em casa de Fiodor Dostoievski. Não é para me gabar, mas ganho-lhe sempre.

O problema destas viagens é que causam grandes anacronismos, a que temos de ter cuidado. Não convém estarmos a falar com Fontes Pereira de Melo sobre as enchentes de pessoas que entopem o metro de Lisboa. Ainda há pouco tempo tive o descuido de fazer uns apontamentos com recurso a caneta e papel, mesmo em frente a Fernão Lopes. Ficou estupefacto e perguntou-me logo onde havia desencantado aquele portento de modernidade.

Por fim, gostaria de deixar alguns conselhos básicos para futuras viagens.

Levem um florete, caso partam para épocas mais recuadas. Afastem-se das florestas, costumam conter um vasto leque de gatunos e facínoras. Usem sempre vestuário de acordo com a época, mesmo que não seja o mais confortável. Aproveitem e desfrutem do momento, contemplem monumentos desaparecidos e gente desvanecida. Aprendam novas línguas, até as mortas, nunca se sabe quando vão dar jeito. Façam novas amizades com os nativos de cada era. Troquem experiências e pontos de vista.

Há uns anos tive uma agradável conversa com Júlio César sobre a questão sempre problemática da pena de morte, que sou completamente contra. Por incrível que pareça, César, não é da mesma opinião. Tudo acabou comigo a visitar uns leões agressivos, mas nessa altura deu jeito o tal florete de que vos falei.

 


NESTA SECÇÃO

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...

Fumeiro e legumes cozidos qual é o resultado?

Com este tempo de chuva e cinzento só apetece comida quente de tacho como o cozido à portugu...