António Caseiro

Fiscalidade

Conta corrente entre os contribuintes e o Estado

No passado dia 04/01/2022, foi publicada em Diário da República a Lei n.º 3/2022, a qual estabelece a possibilidade de os contribuintes solicitarem, por sua iniciativa, a extinção das dívidas fiscais por compensação com créditos tributários que detenham sobre o Estado.

O Art.º 90.º do Código de Procedimento e Processo Tributário (CPPT), já previa um mecanismo de compensação com créditos tributários a ser efetuada a pedido do contribuinte.

A compensação com créditos tributários de que seja titular qualquer outra pessoa singular ou coletiva pode igualmente ser efetuada, desde que o devedor os ofereça e o credor expressamente aceite.

A compensação é requerida ao dirigente máximo da administração tributária, ou seja, ao Diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, por transmissão eletrónica, através do Portal das Finanças, mediante requerimento, solicitando o pagamento das suas obrigações tributárias por compensação, indicando os créditos e as dívidas objeto de compensação.

A compensação com créditos sobre o Estado de natureza não tributária de que o contribuinte seja titular pode igualmente ser efetuada em processo de execução fiscal se a dívida correspondente a esses créditos for certa, líquida e exigível e tiver cabimento orçamental.

O regime introduzido com a presente Lei inclui as retenções na fonte, tributações autónomas e respetivos reembolsos, relativas aos seguintes impostos: i. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares; ii. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas; iii. Imposto sobre o Valor Acrescentado; iv. Impostos Especiais de Consumo; v. Imposto Municipal sobre Imóveis; vi. Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis; vii. Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis; viii. Imposto do Selo; ix. Imposto Único de Circulação; e x. Imposto sobre Veículos.

As principais inovações deste regime decorrem do facto de se poder utilizar este mecanismo para créditos que ainda não se encontram em fase de execução fiscal e de se estabelecer um prazo máximo de resposta de 10 dias por parte da Autoridade Tributária, findo o qual o pedido de compensação efetuado pelo contribuinte é tacitamente deferido e a compensação aceite.

Mas, a Autoridade Tributária pode, no prazo de um ano contado da data em que foi solicitada a compensação, intentar ação judicial visando a declaração de ineficácia, total ou parcial, da compensação, por não estarem verificados os respetivos pressupostos.

O deferimento tácito implica a extinção do crédito tributário ou a extinção do processo executivo, por pagamento, salvo se o montante da compensação for insuficiente, sendo a extinção, nesse caso, apenas parcial.

Quando exista compensação parcial é aplicável, é aplicável o Art.º 89.º do CPPT, que refere, sendo o crédito insuficiente para o pagamento da totalidade das dividas, a sua aplicação efetua-se segundo a seguinte ordem: a) com as dívidas mais antigas; b) dentro das dívidas com igual antiguidade, com as de maior valor; c) em igualdade de circunstâncias, com qualquer das dívidas e não são devidos juros de mora desde o pedido de compensação até à decisão da Autoridade Tributária.

Um reporte de IVA não é um crédito tributário suscetível de compensação, cabendo ao contribuinte decidir se deve ou não solicitar o respetivo reembolso.

A presente Lei entrará em vigor a 1 de julho de 2022, pelo que só a partir desse momento é que a funcionalidade no Portal das Finanças deverá estar disponível.


NESTA SECÇÃO

“A Quaresma do deserto não é negação da autoestima”

(…) A nossa Quaresma recorda, não apenas a história de Israel, mas também a história pessoal...

Nª Srª das Candeias e a tradição dos fritos na Freguesia de São Mamede

Diz a tradição popular portuguesa que a 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias, s...

Duarte Costa, um mestre da guitarra quase esquecido

Acontece que no domínio das artes, seja na literatura, na pintura, na escultura ou na música...