Patrícia Moreira (IFE 3º ano MGF) e Ana Carolina Rodrigues (IFE 4º ano MGF)

USF Condestável, Batalha

Consulta pré-concecional: O que é? Qual a importância?

Já lá vai o tempo em que não era possível programar o nascimento de um filho. Não havia métodos contracetivos para prevenir a gravidez nem forma de se preparar para o nascimento de um novo ser.

Atualmente, à luz dos grandes desenvolvimentos da medicina, é possível, na maioria das vezes, decidir o melhor momento para ter uma criança e assim fazer com que tal aconteça nas melhores condições.

Porquê uma consulta pré-concecional?

Esta consulta serve, em primeiro lugar, para responder a questões que o casal possa ter sobre a conceção. Em segundo lugar, permite fazer um exame médico de rotina com estudo analítico específico dirigido a ambos os membros do casal.

No caso da futura mãe, é necessário confirmar que exista uma citologia cervicovaginal (o conhecido exame “Papa Nicolau”) recente e normal, confirmando assim que não haja nenhuma doença no colo uterino que implique tratamento prévio à gravidez.

Por último, permite ainda o início da suplementação da futura grávida com ácido fólico, substância muito importante na prevenção de alterações neurológicas no feto, pelo menos um mês antes de suspender o método contracetivo utilizado. Assim, as reservas desta substância no organismo da mãe estarão em níveis ótimos no momento em que engravidar.

Quando algum dos elementos do casal possui alguma doença sexualmente transmissível, esta pode ser tratada antes da conceção. O mesmo acontece com algumas doenças que a progenitora possa ter (hipertensão arterial, diabetes mellitus, síndrome depressiva, hipo ou hipertiroidismo, epilepsia, entre outras) e que devam ser controladas previamente à gravidez, para que esta decorra sem intercorrências.

Em mulheres que fazem medicação crónica, é necessário suspender alguns fármacos por serem prejudiciais para o feto. Outros fármacos precisam de ser alterados ou ajustada a sua dose.

Uma gravidez planeada tem, logo à partida, maior probabilidade de decorrer de forma tranquila e sem complicações.

 


NESTA SECÇÃO

Lançamento da Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde”

A nova Associação de Utentes da USF Condestável – “Batalha pela Saúde” foi lançada recenteme...

Diabetes e fígado: uma relação perigosa para a saúde

A diabetes é uma doença com uma prevalência considerável na população mundial. De acordo com...

Joanetes mais comuns em pessoas que usam saltos altos

Os joanetes são também conhecidos como Hallux Valgus (HV), a patologia do pé mais comum na i...