Conservatório de música tem as inscrições abertas

O Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), que inclui o Concelho da Batalha, tem abertas as inscrições para o ensino artístico especializado em regime articulado para o ano letivo 2019/2020.

O ensino artístico especializado é um regime de frequência oficial que permite ao aluno frequentar um curso de música, através da articulação pedagógica entre o conservatório e a escola do ensino regular.

A frequência do curso é gratuita, sendo, à semelhança do ensino regular, subsidiada pelo Orçamento do Estado.

O aluno que frequentar este regime de ensino terá um complemento de três disciplinas: formação musical - aprende a gramática da música; classe de conjunto - desenvolve capacidades de execução de música de grupo, e aula de instrumento - o aluno aprende a tocar um instrumento musical.

As disciplinas da componente vocacional (formação musical e classe de conjunto) são ministradas nas instalações da escola onde o aluno frequenta o ensino regular. A disciplina de instrumento é ministrada no conservatório, podendo ser também nas instalações do ensino regular quando protocolado.

A matrícula deve efetuar-se no 5º ano do ensino regular, podendo a frequência neste regime de ensino prolongar-se até ao 12º ano de escolaridade.

O CMAC começou por ser, em 1986, o Conservatório de Música de Ourém, e mais tarde acrescentou Fátima ao nome, em resultado do alargamento da sua zona de influência. A procura por alunos de concelhos limítrofes, nomeadamente Porto de Mós e Batalha, levou ao crescimento da associação cooperativa de ensino.

Hoje leciona aulas em instalações em Fátima, Ourém, Freixianda, Batalha e Porto de Mós, e tem um universo de quase dois mil alunos e 70 colaboradores, docentes e não docentes. É o segundo maior conservatório do país ao nível de alunos do ensino básico.

O alunos devem inscrever-se no site www.cmac.pt ou contactar através de geralcmac@sapo.pt e 249 538 171.

 


NESTA SECÇÃO

Alunos inspiram-se no mosteiro para produzir obras de arte

Uma turma de 14 alunos da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR)/P...

Jogos tradicionais do povo (II)

Em Setembro de 2006 publiquei nesta secção um apontamento sobre os jogos populares. Este seg...

Joana Marques, humorista: “Se não pode vencê-los afaste-se deles”

A guru de anti-ajuda e humorista, Joana Marques, começa a sua mais recente obra, “Vai Correr...