Concelho tem 38 empresas com o estatuto de PME Líder

A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e o Turismo de Portugal distinguiram no início de fevereiro 38 empresas com sede no concelho com o estatuto PME Líder 2019, menos 7% do que no ano anterior, quando conferiu o estatuto a 41 marcas da Batalha.

O número de empresas galardoadas no concelho não descia desde 2016 e o município ocupa a quinta posição distrital em número de premiadas, apenas atrás de Leiria, Pombal, Alcobaça e Marinha Grande, com um peso de 5,71% no resultado regional. No total, o distrito apresenta uma subida de 4% no último ano em relação ao anterior.

O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de bancos parceiros e as sociedades de garantia mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

O estatuto permite conferir às empresas distinguidas maior visibilidade e reputação e constitui também um sinal de referência para todo o tecido empresarial.

No distrito de Leiria foram distinguidas 665 empresas como PME Líder 2019, 40 das quais da área do turismo. Mais de um terço (37,3%) tem sede no concelho de Leiria (248), seguindo-se Pombal, Alcobaça e Marinha Grande com percentagens entre os 13% e 10%.

A região Leiria tem um peso de 7,8% no total, atrás de Porto (19,2%), Lisboa, Braga e Aveiro (10,4%). Abaixo de Leiria todos os distritos têm uma relevância individual inferior a 5,4%.

Entre as cinco regiões mais importantes, Lisboa cresceu 8% em relação ao ano anterior, registando Leiria uma subida de 4,4%. A subida a nível nacional foi de 6,28%

Os sectores mais representados [considerado o Código de Atividades Económicas desagregado a cinco dígitos] são o moldes metálicos (45 empresas), plásticos e construção civil (41 cada). O comércio, reparação e peças para automóveis; transportes rodoviários, e restaurantes surgem nas posições seguintes.

As empresas do distrito de Leiria distinguidas com o estatuto PME Líder atingiram um volume de negócios global de 2,811 mil milhões de euros em 2018, mais 8,3% em comparação com 2017 para 2018. As exportações atingiram os 652 milhões de euros (+6,2%)

O EBITDA [lucros antes de Juros, impostos, depreciação e amortização] aumentou 10%, para 380 milhões de euros, no mesmo período, enquanto o resultado líquido foi de 210 milhões de euros (+13%). O capital próprio atingiu 1,533 mil milhões de euros (+12,1%) e a autonomia financeira os 57,7% (+4,5%)

No conjunto, estas empresas significam 21.486 Unidades de Trabalho Anual [trabalho de uma pessoa a tempo completo realizado num ano medido em horas].

Velvet Design e Publicidade

Vidros Cerejo

 

 


NESTA SECÇÃO

Batalha Real é novo vinho da adega batalhense

A Adega Cooperativa da Batalha lançou um novo vinho de gama superior DOC denominado Batalha ...

Turismo dá primeiros sinais de retoma

A Airbnb lançou no dia 11 de junho uma iniciativa para apoiar o crescimento económico local ...

Produção de coelhos escapa à pandemia

O estado de emergência decretado em março de 2020 determinou o encerramento de restaurantes ...