Concelho quer construir novo centro de saúde

A Câmara da Batalha anunciou esta terça, 20, a intenção de construir um edifício para instalar o atual centro de saúde da vila, que tem mais de 30 anos e “está limitado nas suas valências”.

“A prioridade de construção de um novo centro de saúde na vila da Batalha, que irá servir um universo de mais de nove mil utentes, num investimento estimado de cerca de 900 mil euros”, surge no âmbito da disponibilidade que a câmara municipal apresentou ao governo para “receber competências na área da saúde ao nível da gestão, conservação e equipamento das unidades de prestação de cuidados de saúde primários no concelho”.

“Esta posição de investimento na saúde”, adianta o município em comunicado, “foi assumida em reunião com o governo a propósito da descentralização de novas competências para as autarquias” e visa criar “um moderno espaço para dotar de melhor condições de funcionamento a unidade de saúde familiar”.

“A atribuição de competências às câmaras municipais na área da saúde é um passo em frente na melhoria das condições de vida das pessoas, uma vez que viabiliza novos investimentos e potencia melhores cuidados de saúde”, considera o presidente da câmara, Paulo Batista Santos.

O governo apresentou às autarquias um projeto decreto-lei sectorial na área da saúde que transfere para as câmaras municipais o exercício da competência de construção e equipamento de novas unidades de prestação de cuidados de saúde primários, decorrendo conversações com o objetivo de concretizar esta decisão durante o presente ano.


NESTA SECÇÃO

Gabriel O Pensador é cabeça de cartaz na Batalha

O cantor, compositor e escritor brasileiro Gabriel O Pensador é o cabeça de cartaz das Festa...

Pão furado garante dois dias de festa na Lapa Furada

A Associação Cultural e Desportiva da Lapa Furada (ACDLF), em São Mamede, no concelho da Bat...

JB faz 28 anos: Um milhão de carateres de agradecimento

As primeiras palavras desta edição têm essencialmente três destinatários: os Leitores, Anunc...