Concelho quer 150 mil euros para limpar florestas

A Câmara da Batalha está a “ultimar” o processo de candidatura à linha de crédito disponibilizada este ano pelo Governo para limpar a floresta. No ano passado apenas 18 autarquias do continente se candidataram.

"Estamos a ultimar o processo, que é algo burocratizado, e o pagamento só é feito com evidências de adjudicação", disse ao Diário de Notícias o presidente da autarquia, Paulo Batista Santos, que integra o conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios.

"Terminámos agora o procedimento de adjudicação e vamos submeter a candidatura. No ano passado não o fizemos porque ela foi disponibilizada mais tarde. Estimamos nesta primeira fase um valor na ordem dos 150 mil euros", adiantou o autarca ao jornal, publicado na sexta-feira, 29.

"Como se trata de um empréstimo normal, os municípios têm de percorrer aqui um caminho que não é fácil: primeiro tem de ser aprovado em reunião de câmara, depois pela assembleia municipal, e consultar pelo menos três entidades financeiras", acrescenta Paulo Batista Santos, referindo-se à linha de crédito contratualizada pelo Estado com bancos.

O Ministério da Administração Interna revelou que apenas 18 dos 278 municípios de Portugal continental se candidataram em 2018 à linha de crédito de 50 milhões de euros, e daqueles 11 “não apresentaram qualquer despesa elegível”.


NESTA SECÇÃO

Aprovados concursos públicos para pavilhão e ciclovia

A câmara municipal aprovou em outubro a abertura de concursos públicos relativos aos projeto...

Centro defende ampliação do hospital de Leiria

O conselho regional das comunidades intermunicipais da Região Centro aprovou uma proposta de...

Valorlis em campanha de inclusão para aumentar a reciclagem

A Environment Global Facilities (EGF) e as suas 11 concessionárias – entre as quais a Valorl...